15 fevereiro 2007

"O conselho de (In)disciplina"

"Quando um futuro craque recebe um cartão vermelho"

O conselho de disciplina (melhor, indisciplina) da AF Viseu, após recolha do relatório do sr. árbitro Ventura, resolveu aplicar a um "puto" de 11 anos! (jogador dos infantis do S. Joaninho), três jogos de castigo por ter empurrado um adversário para o chão quando este lhe vinha aos pontapés.

1ª Gravidade: O sr. árbitro apitava sozinho, e devia saber que as camadas mais jovens que jogam futebol de 7, precisam de ser ensinadas e educadas em campo, inclusive pela equipa de arbitragem. Não se trata um "puto" de 11 anos com a mesma rigidez que se trata um juvenil, onde a competição já é mais rígida. Principalmente num jogo onde as substituições são ilimitadas e se pode fazer ver que as equipas são adversárias e colegas, e não inimigos a abater.

2ª Gravidade: Começa para a semana a fase final que vai apurar os dois finalistas do grupo onde se encontra o S. Joaninho, que vai assim ficar privado do seu melhor jogador. E todos sabemos que um jogador nestes campeonatos pode fazer a diferença... já estamos perante a suspeição, até nos campeonatos de infantis. Faz lembrar uma espécie de "encomenda".

3ª Gravidade: O conselho de disciplina da AF Viseu aplicou um castigo de três jogos ao "puto", baseado num relatório, não tendo em linha de conta a gravidade da situação para um "puto" receber tal castigo numa fase crucial da carreira, que pode até significar alguma frustração. Mas mais grave é vermos, por exemplo, um guarda-redes de um determinado clube sénior (bem conhecido por sinal) a aplicar um gole de karaté num adversário, quando este se isolava para marcar golo, e é castigado com 1 jogo, guarda-redes esse que é expulso novamente 15 dias ou 3 semanas depois e volta a ser castigado com 1 jogo, mesmo com a reincidência do vermelho. Este é o consenso e o exemplo de seriedade desportiva que o conselho de disciplina da AF Viseu demonstra a todos os clubes, praticantes e amantes do futebol ...

Chegou-nos a informação (por fonte do S. Joaninho), que a equipa vai marcar protesto já no próximo jogo e não o vai realizar, saindo fora da competição por não concordar com a resolução do conselho de (in)disciplina.

O recado que damos é que sejam coerentes e consensuais para os "putos da bola", ao apoiarem e não destruirem...

Fernando Lage

Foto: Site do CR São Joaninho

30 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Não me parece muito correcto estar a fazer juízo de valores de uma situação que seguramente não presenciou. Tenho sérias dúvidas que um árbitro como o Nuno Ventura, conhecido por todos pelas suas caracteristicas humanas e desportivas acima da média, tenha expulsado um infantil por um mero empurrão. É natural que a "Estória" lhe tenha chegado de fonte de alguem afecto à equipa lesada, logo seria mais prudente um comentário menos intransigente.
Saudações Desportivas!!!

15/2/07  
Anonymous Anónimo disse...

Este Miguel Lourenço mandou alguém para o hospital??? Espero que o jogador tenha sido ouvido assim como os restantes intervenientes no respectivo encontro. Só é pena que em campos onde se passam muitas coisas e com determinados atletas se fechem os olhos e outros ainda jovens sejam cobais para se mostrar a prepotência de alguns.
João Costa | 02.11.07 - 7:39 pm |

16/2/07  
Anonymous Anónimo disse...

a história é contada por muitos, inclusivé equipa de adversária. eu também fiquei incrédulo e espero falar com o sr. ventura de quem tenho grande admiração e falo algumas vezes com o proprio, principalmente quando o vejo a ver jogos de camadas jovens, e sempre o defendi como melhor árbito da distrital de viseu em épocas anteriores. ele próprio o ano passado foi vítima e foi empurrado do nacional para a distrital, estará ele chateado com o futebol, não sei.

devo também dizer que o grande alvo das minhas criticas é a tomada de atitude do conselho de disciplina na aplicação dos 3 jogos de castigos, isto não é castigar o miúdo é a lei do olho por olho. o conselho de disciplina não utiliza a regra do bom senso nem demontra coerência nas suas decisões, o ano passado um jogador do vilacovense agrediu um arbitro e este só apanhou 4 jogos... e mais histórias existirão e a resposta é sempre a mesma eles defendem-se com os relatórios dos árbitro.

fernando lage

16/2/07  
Anonymous Anónimo disse...

Eu realmente não comprendo o concelho de disciplina da AF Viseu tem uma falta de rigor e coerencia gritante, ignorante ou mafiosa.
Aos Séniores deixa os fazer o que querem murros, cabeçadas e até golpes de Karaté, e depois um jogo de castigo!!! Vergonhoso mesmo, mas o futebol está feito para os corruptos e para a denominada escumalha é que lidera o futebol distrital.
Quanto a esse referido árbitro um tal de "Davids" do futebol cada vez está pior, pois enquanto foi sério tudo lhe corria bem, agora que virou um corruptozito só faz asneiras. Abre os olhos Ventura ainda vais a tempo de ser um bom arbitro, apita o que sabes e nao inventes...

Força São Joaninho e força miudo todos os adeptos do distrito estão indignados com o que se passou...

16/2/07  
Anonymous Anónimo disse...

vergonhoso,...demitam se se tiverem alguma dignidade.força miguel as pessoas dofutebol estao kontigo

16/2/07  
Anonymous Anónimo disse...

sou treinador do jogador á 3 anos.sei k teve treinadores em molelos k sao grandes homens...sr fernando ..sei k o miguel é um menino educado e com potencial imenso
tambem sei ke o dito arbitro fez um pessimo serviço ao futebol.
peço ás pessoa k gostam do sao joaninho k nos apoiem contra tudo e todos...ao miguel k deskulpe os erros dos adultos..koisa k eu nao konsigo
a afv esta´de luto...3 jogos nao lembra a ninguem

16/2/07  
Anonymous Anónimo disse...

... inacreditável. Quando se vê num jogo (Ac. Viseu - cinfães) o Gr.M. Fernandes vir até ao GRANDE CIRCULO e faz uma entrada ou melhor um fortíssimo golpe de carate, so não matou o seu adversário por mero acaso...apanhou 1 jogo de suspensão.Eu pergunto???Se são as mesma linhas (C.D.) que se cozem, o quê que este miudo de tão grave fez.Srº Vitor Ramos viu esse jogo AC. Cinfães

16/2/07  
Anonymous Anónimo disse...

Vi sim senhor caro anónimo, e desconhecia a suspensão de apenas 1 jogo para aquilo que aconteceu, soube disso pelo meu colega do blog Fernando Lage...

Aliás, a crónica desse jogo foi publicada aqui, e fiz referência a esse golpe de Karaté e à devida expulsão.

Cumprimentos

Vitor Ramos

16/2/07  
Anonymous Anónimo disse...

SRº FERNANDO LAGE CONCORDO PLENAMENTE COM O MEU AMIGO,É DE LAMENTAR QUE UMA CRIANÇA QUE PELOS VISTOS COM BASTANTE POTENCIAL ESTEJA A SER CASTIGADO PELA FALTA DE "SENSIBILIDADE" DE UM ATRASADO MENTAL QUE INFELIZMENTE TEM O PODER DE ESCREVER NO RELATÓRIO O QUE JÁ LEVAVA DE TRABALHO DE CASA,SEJA HONESTO E PEÇA DESCULPA À CRIANÇA ( ATLETA ) QUE DE CERTEZA NÃO JOGOU COM NENHUMA ARMA BRANCA OU DE FOGO.O FUTEBOL JUVENIL DO DISTRITO DE VISEU ESTÁ DE LUTO.FORÇA MIGUEL

16/2/07  
Blogger Bao disse...

Torna-se dificil comentar algo que não vi e como tal gostava que me esclarecessem.
Então o jovem agrediu o outro jogador ou não?
- Se tiver agredido acho justa a suspensão, até para não criar vicíos
- Se não tiver agredido aí a história é outra.

Independentemente de tudo isto não podemos comparar situações, pois não sabemos o que os árbitros escreveram nos relatórios, e como sabemos eles têm o poder.

16/2/07  
Anonymous Anónimo disse...

Em primeiro lugar queria referir que não concordo de forma alguma que um "miudo" deste escalão etário, seja punido com 3 jogos de suspensão, concordando com todas as referências anteriores a escalões superiores.Agora não posso deixar de comentar as palavras do sr. Fernando Lage que refere no seu comentário, e passo a citar: "três jogos de castigo por ter empurrado um adversário para o chão quando este lhe vinha aos pontapés".
Ora o adversário nao o vinha a pontapear senhor Fernando.... Todos temos de ter uma função pedagógica em relação a estes jovens atletas, temos de condenar as suas más atitudes, nunca com este castigo é claro, nem com uma expulsão neste escalão, mas também não podemos relatar não verdades.Uma palavra de apoio aos responsáveis pelo S. Joaninho e força para o resto da vossa competição. Saudaçoes Desportivas

16/2/07  
Anonymous Anónimo disse...

O jogador pontapeou o adversário e o árbitro aplicou as leis. Castigo pesado?...não é o árbitro que o aplica. Pena é que se começe a atacar com insinuações de corrupção. Num escalão destes??? Tenham vergonha!!! Os Treinadores e Pais que se preocupem mais em educar os miudos e menos com os resultados. Que critiquem o regulamento disciplinar ou quem o aplica ainda se tolera, mas mesmo assim são os prórios clubes que o aprovam. Por isso todos têm uma certa quota de responsabilidade. Saudações Desportivas!!!

17/2/07  
Anonymous Anónimo disse...

"empurrou o adversário quando este lhe vinha a pontapear" este ponatapear a que me dirijo ( e se me fiz entender mal peço desculpa )quer dizer que vinha a tentar desarmá-lo sem conseguir e lhe acertava nas pernas, não no sentido grave da agressão.
o comentário a que se refere foi o comentário do treinador do s. joaninho em explicação a alguém da associação quando demonstrava o seu seu desagrado para os três jogos de castigo.
no entanto se esta não for a verdade dos factos expliquem o que aconteceu, não digam só que não foi verdade.
numa coisa penso que estamos ninguém neste escalão deverá ser expulso da competição por três jogos é demasiado.

f. lage

17/2/07  
Anonymous Anónimo disse...

os relatos efectuados tem uma origem não são feitos de cor, nem inventados .

f. lage

17/2/07  
Anonymous Anónimo disse...

é so para dizer que os na Associação de futebol só se safa quem tem cunhas kem não tem não sao do mesmo, os clubes têm de deixar de ser modestos e passarem a urilizar mafias tal kual a ASSFViseu!!!!!!!!!!!

17/2/07  
Anonymous Anónimo disse...

É evidente que o miudo do São Joaninho cometeu uma agressão, seja "empurrão", "pontapé" ou quer que lhe chamem, e o senhor Nuno Ventura aplicou uma das leis do jogo. Podemos questionar se a lei do jogo é violenta para estes escalões, mas colocar o miudo como um heroi e o arbitro e o conselho de disciplina como uns bandidos é que não, tenham paciência meus senhores!

17/2/07  
Anonymous Anónimo disse...

o problema é que o miudo em causa segundo sei é o melhor do São Joaninho, e um dos melhores da sua idade no distrito e é muito claro que se o miudo não jogar os proximos jogos é bom... alguem tem duvidas disso, então porque é que todos os jogos vao apitar o sao joaninho arbitros de primeiro ano e neste jogo vem um arbitro da nacional? estão a brincar com quem... já no ano passado no jogo que atribuia o 1 e 2 calss mandaram apitar o são joaninho um arbitro bem conhecido de todos nos... pq.... o problema é que ninguem respeita a humildade e a bondade de quem trabalha unestamente, a ass futebol, não engana ninguem só quem quer ser enganado e alguem já alguma vez se interrogou pq é que os elementos que estão na associação de futebol já lá estão á tanto tempo... se fosse mau já tinham ido embora meus senhores...

19/2/07  
Anonymous Anónimo disse...

Depois de tanta conversa falta dizer o melhor :
O futebol de sete só é diferente do futebol de 11 em três leis,a saber :
Lei I - Terreno de Jogo
Lei II - A bola
Lei III - Numero de jogadores
Estão esclarecidos ?

19/2/07  
Anonymous Anónimo disse...

este ultimo comentario é de quem nao percebe nada de futebol...entao os jogos de seniores e infantis só tem essas diferenças....?aprende o que é formaçao e depois fale....

19/2/07  
Anonymous Anónimo disse...

depois de tudo o que se disse,e continua-se sem saber tem tem razão,só queria deixar uma informação : O Senhor Nuno Ventura não é arbitro do quadro nacional.

19/2/07  
Anonymous Anónimo disse...

esse senhor arbitro deveria deslocar se áafv serem chamados os responsaveis dos clubes e falarem abretamente.serei o unico a achar que existe mais alguma coisa que falta de bom senso?ou os campeoes ja estarao definidos?ou osao joaninho por nao ter senoires nao ter peso nenhum.....meus senhores o pior cego é aquele que nao quer ver.sr ventura faça 1 favor ao futebol...nao apite mais escaloes tao novos pedimos nós sao joaninho

19/2/07  
Anonymous Anónimo disse...

Digam-me donde é o Nuno Ventura? e porque desceu?

19/2/07  
Anonymous Anónimo disse...

Digam-me donde é o Nuno Ventura? e porque desceu?

19/2/07  
Anonymous Anónimo disse...

Caros Senhores,

O árbitro Nuno Ventura apenas esteve no escalão Nacional na época 2005/2006, e esta época faz parte do quadro de honra da AF Viseu. Sendo que apenas é árbitro desde 2002/2003.
Desconheço porque desceu, mas talvez pelos mesmos motivos de outros como o Sr. Luis Caetano...

19/2/07  
Anonymous Anónimo disse...

porque desceu?era muito bom arbitro ou nao.....
conforme fica provado....nem po inatel

19/2/07  
Anonymous Anónimo disse...

o sr. nuno ventura é considerado por muitos e até por mim dos melhores arbitos do quadro de honra da a.f.v., desceu e se não sabem informem-se, foi por pertencer a uma associação de pou peso a nível nacional. o sr. nuno ventura ia a meio da época muito bem classificado, apenas teve azar que quem o observou foram pessoas de aveiro e porto, penso que está tudo dito.

f. lage

20/2/07  
Anonymous Anónimo disse...

Sr F. Lage, eu sei que é moderador mas não proteja o sr. arbitro, ele se desceu era porque n tinha qualidade, nao acredito que foi pela ass de viseu n ter poder... se fosse então ele seria o primeiro a nao fazer o mesmo a um clube que tb n tem poder na ass de futebol... ou seja que estamos no tempo do ca se fazem ca se pagam... bonito

20/2/07  
Anonymous Anónimo disse...

F. Lage o uno Ventura não foi jogador do Tourigo ou será que estou enganado e ele é de lá sinceramente gostava e tenho a certeza que outros mais gostavam de ler os relatórios deste, do Luis Caetano, Mortágua- A. Viseu jogador punido por nove meses e o relatório do jogo Fiais da Telha-Vale de Madeiros jogador punido por dez jogos e rezam as crónicas e ditas por pessoas dos Fiais ele não fez nada para tantos jogos mas quem manda jogo arbitrado por Luis manuel Chaves Gomes, eu que presenciei este jogo pergunto o que é que este jogador fez? se ele tivesse mostrado antes o que mostrou depois ainda me calava agora não.

20/2/07  
Anonymous Anónimo disse...

que interesse terá saber se o Ventura foi jogador do Tourigo? Não se percebe muito bem este ultimo comentário...Qual será o filme que o sr anónimo quererá realizar? Gostaria de ver esse filme. Certamente irá ganhar muitos prémios...Mais um jogador que é punido nove meses é muito...ou será pouco? Depende dos factos...

21/2/07  
Anonymous Anónimo disse...

Ao rectificar os coments aquela do Davids fiquei a saBER QUE ELE nUNO vENTURA foi mesmo jogador do Tourigo e que peça se fizer o que fazia quando jogava temos homem e que me desculpem quem o defenda, mas ele ía sempre de peito feito para os árbitro, qual filme anonimo, é a realidade por mais que te custe Prémios tive quando tive de o aturar, bom jogador, mas com aquelas atitudes, olha anónimo 9 meses é muito para mim, basta ver quantos apanharam os de Nagosela que deram um malhão ao Luis Caetano.

22/2/07  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial