23 março 2007

"Antevisão dos Distritais de Viseu"

Nas oito jornadas que faltam para o final de campeonato chegar, ainda muita tinta vai correr, no que às classificações diz respeito.
Agora que o primeiro lugar da Divisão de Honra está dividido por três equipas, cada jogo será encarado como uma final, pois apenas uma equipa sobe. Nos últimos lugares, também nada esta definido, muito pelo contrário. Com 24 pontos em disputa, a diferença do “lanterna vermelha” para a “linha de água” é de, apenas, três pontos.
Depois da derrota em casa, o Mangualde vai tentar manter o pódio no terreno de um “outsider” do título, mas adversário temido, o Cinfães.

Divisão de Honra

Nunca o campeonato maior da Associação de Futebol de Viseu esteve tão em evidência. Quer pela disputa do lugar de subida, quer pela luta pela fuga aos três últimos lugares da tabela classificativa.
Começando pelos jogos que envolvem os últimos classificados, nenhum deles terá tarefa fácil. O Lusitano de Vildemoinhos vai deslocar-se ao Municipal das Chãs para defrontar Os Vouzelenses que querem vingar a copiosa derrota que sofreram na passada jornada. Uma vez que Fernando Silva volta a não contar com alguns dos seus atletas, poderá ser o motivo que Joca precisa para vencer fora de portas, pois precisa de pontos como pão para a boca.
O Lamelas também não vai ter a vida facilitada. Depois de uma derrota pesada, vai receber um dos líderes, o Sporting de Lamego. Será um jogo onde a formação da casa pode continuar o caminho da recuperação, com objectivo de atingir a manutenção. O Lamego é que não quer dar o jogo como favas contadas, pois uma derrota pode custar-lhe a subida.
Em relação ao Viseu e Benfica, que goleou em casa na última jornada, vai deslocar-se ao terreno do Sampedrense, uma equipa que ainda não encontrou a tranquilidade. João Laje, técnico do Mortágua, pretende garantir a manutenção e, por isso, terá que vencer o Moimenta da Beira, adversário que está a apenas dois pontos de distância, mas que também pretende continuar na Divisão de Honra. Será, por isso, um dos jogos com mais emoção da jornada 23. Em queda descendente tem estado o Oliveira de Frades. A equipa de Lafões tem procurado estabilizar, mas tal tarefa está a ser difícil e assim vai continuar, pois no próximo Domingo vai deslocar-se ao Fontelo, para defrontar o Académico de Viseu. O clube viseense, agora que chegou à liderança, não vai querer largá-la e, por isso, só a vitória lhe interessa.
O nono posto está dividido por Campia e Carvalhais, duas formações da região de Lafões, que somam 29 pontos. Na próxima jornada estes dois clubes vão defrontar-se, no terreno do primeiro, e ambos querem voltar a vencer, pois a manutenção, tal como já foi referido, está longe se assegurada por muitos clubes.
Mais tranquilos estão Tarouca e Paivense. Ambas as formações somaram um ponto na última jornada e vão querer jogar pelo seguro, por isso poderá registar-se nova divisão de pontos.
Por fim, falta referir o jogo que vai opor Cinfães e Mangualde. A equipa forasteira assumiu a liderança mas rapidamente a perdeu. Agora, vai tentar, pelo menos, continuar a luta pelo pódio e esperar os deslizes dos adversários. Mas o Cinfães tem mostrado uma recuperação sem par, e os sete pontos de diferença dos líderes já não significarão muito, que o digam os lamecenses. Este “outsider” parece ainda ter uma palavra a dizer, no que aos primeiros lugares diz respeito, e não nos espantaremos se, na ultima jornada, estiver a discutir a subida com qualquer um dos, até agora, lideres.

1ª Divisão Norte

"Parada está bem lançado para a subida de divisão"

A formação do concelho de Castro Daire parece estar, definitivamente, com a subida garantida. Ainda que faltem disputar algumas jornadas, o Parada tem já quatro pontos de avança sobre o segundo classificado e sete sobre o terceiro.
No próximo domingo, o Sernancelhe vai receber o líder. É uma equipa tradicionalmente difícil quando joga em casa, mas os visitantes tem em mente a vitória como único resultado que lhes permite cumprir o objectivo, a subida.
O vice-lider, São João da Pesqueira, vai receber o Sul, a equipa que parece estar, definitivamente, com a descida garantida. Será um jogo em que o favoritismo dos da casa ditará o vencedor. Boassas vai receber o conjunto do Gente da Nave / Alvite e será uma partida muito disputada, pois nenhuma das equipas está com a manutenção garantida. Entre aflitos vai ser, também, o encontro que vai opor Armamar e Ceireiros, pois a turma da casa ocupa uma posição na tabela classificativa que a coloca na 2ª Divisão. Aflitiva vai também ser a deslocação do Leomil ao terreno do Nespereira. A equipa do concelho de Moimenta da Beira folgou na passada jornada e precisa, também, de somar pontos para garantir a manutenção.
Aparentemente arredados da subida, os atletas de Ferreira de Aves vão querer terminar o campeonato com orgulho e, por isso, a recepção ao Oliveira do Douro será um jogo para vencer.

1ª Divisão Sul

"O empate no derby colocou Carregal do Sal, de novo, na liderança"

O Carregal do Sal voltou aos lugares cimeiros da tabela classificativa. Ainda que divida a posição com o Canas de Senhorim, a formação carregalense parece estar lançada para a subida, uma vez que, na próxima jornada, terá um confronto com um adeversário tranquilo, o Vila chã de Sá, mas não menos dificil. O factor casa deverá consagrar os visitados como vencedores. O outro lider, Canas de Senhorim, terá tarefa um pouco mais dificil, uma vez que vai recber o Sezurense, que está no fundo da tabela com apenas mais um ponto que os ultimos classificados e, necessáriamente, vai jogar para conquistar pontos. Quem ainda tenta a sorte na subida é o Molelos, que vai receber o conjunto de Santiago de Cassurrães. Outro confronto com equipas que ocupam lugares no meio da tabela, mas os tondelenses estarão com mais vontade de vencer, pois os cinco pontos que os separam dos lideres podem, ainda, ser encurtados.
A fechar o quadro de jogos, estão os encontros entre Moimenta do dão e Canas de Santa Maria e Ranhados a receber o Vale de Açores.

2ª Divisão Distrital

"Luta pela promoção cada vez mais limitada entre dois clubes"

Resende e Besteiros FC são os clubes que melhor se estão a posicionar para garantir a subida de divisão. Sabendo-se que as decisões só serão conhecidas mesmo na última jornada, ambas as formações querem, rapidamente, assegurar um lugar no escalão imediatamente superior o mais rápido possível. Assim, na proxima jornada o lider Resende vai ter uma deslocação muito dificil, pois visita o campo do Vilamaiorense, que espreita o segundo posto. O Besteiros FC também não terá tarefa fácil, uma vez que o seu proximo adversário, o Calde, não costuma facilitar no seu reduto.
O Santiago de Besteiros vai medir forças com o último classificado, Vilacovense, e o factor casa deverá ser fundamental na decisão do vencedor. Abraveses e Fiais da Telha vão medir forças este fim de semana, num jogo onde o resultado é muito imprevisivel.
A fechar o quadro de jogos estão os encontros entre Silgueiros e Vale Madeiros e o Rorizense a receber o Cabanas de Viriato.

JRA

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial