27 março 2007

"Entrevista com... Calico, o academista"

O Vis Fut Magazine inicia hoje uma colaboração com o blog A Magia do Futebol, na qual iremos realizar, em parceria, algumas entrevistas com elementos do Ac.Viseu, realizando posteriormente o VFM algumas entrevistas com jogadores e dirigentes de outras equipas de Viseu.
Assim, o primeiro elemento academista a merecer a nossa atenção é Calico (Carlos Almeida), jogador polivalente do Académico de Viseu, actual líder do campeonato, e "pulmão", em muitos jogos, de toda a estrutura academista:

Dados Biográficos:

Nome: Carlos Manuel Almeida Almeida
Data de Nascimento: 6-12-1987
Local de Nascimento: Viseu
Morada: Mangualde
Clube sem ser o Ac.Viseu: SL Benfica
Clube onde desejava jogar: SL Benfica

Magia/VFM (P): Porquê o nome Calico?
Calico (R): O nome “Calico” surgiu quando eu era bebé. Uma amiga não conseguia dizer “Carlos” e chamava-me algo semelhante a “Calico”. A partir daí as pessoas começaram a tratar-me por esse nome, e ficou…

P: Lembras-te de quando percebeste que querias ser jogador de futebol?
R: Sempre gostei de jogar futebol e isso vem desde que me “conheço”. Os meus brinquedos preferidos eram bolas. O facto da minha família gostar de futebol também influenciou.

P: Quem é o Calico quando não joga futebol?
R: Estudante de Enfermagem na Escola Superior de Saúde de Viseu e que gosta de estar com as pessoas de quem gosta.

P: Há quanto tempo estás no Académico?
R: Aos 8 anos comecei a jogar no Grupo Desportivo de Mangualde e em 2003, por intermédio do Mister Raposo e Mister Tiago, vim para o Académico.

P: Como foi viver por dentro o fim do CAF?
R: Foi horrível. Apesar de estar apenas à 3 anos no clube, aprendi rapidamente a gostar do Académico e das pessoas que faziam parte do clube. Era um orgulho para mim vestir aquela camisola. Lembro-me que quando jogava no G.D. Mangualde, o jogo mais importante do ano era contra o Académico porque nós sabíamos a força e a dimensão que o clube tinha.
Tanto eu como os meus colegas passámos momentos muito difíceis após a extinção do CAF. Passávamos os dias a chorar, visto não podermos fazer aquilo que tanto gostávamos e no clube que amávamos. O que nos revoltou foi o facto de não termos culpa nenhuma, pois a extinção do clube não foi provocada pelas camadas jovens, e ver o esforço que pessoas como o Sr. Monteiro, Mister Pipo, Mister Filipe Pipo, Mister Carlos, Sr. Nelson, Sr. Neves e o Presidente do AVFC, Sr. Jorge Simão fizeram para que as camadas jovens não fossem penalizadas em vão, foi frustrante.

P: CAF e AVFC são para ti a mesma coisa?
R: Na minha opinião sim.

P: Porquê?
R: Porque tive a possibilidade de jogar nos “dois clubes” e sinto a camisola e o emblema da mesma forma. Muitas das pessoas que agora pertencem ao AVFC, pertenciam ao CAF, e isso ajuda a manter a mística e o carinho pelo clube.

P: Qual foi o treinador que te marcou mais, nesta ainda curta carreira?
R: Penso que todos os treinadores que tive foram extremamente importantes para a minha formação como homem e como jogador. No entanto uns tiveram um “impacto” maior em mim do que outros. Destaco o Mister Raposo e o Mister Tiago, responsáveis pela minha vinda para o Académico e aos quais devo muito; Mister Pipo, Mister Filipe Pipo, Mister Carlos, Mister Rodrigo com os quais aprendi imenso e que me deram a possibilidade de jogar na 1ªDivisão Nacional de Juniores e defrontar grande jogadores que hoje em dia jogam ao mais alto nível; não posso deixar de agradecer ao Mister Jorge Nunes, que após a extinção do CAF me deu a possibilidade de jogar no AVFC e agora ao Mister Idalino, com quem também tenho aprendido muito, neste meu primeiro ano de Sénior, e que me deu a oportunidade de pertencer a este grupo fantástico.

P: Qual foi para já o melhor momento da tua carreira?
R: Quando ainda era juvenil e joguei a fase final do Campeonato Nacional de Juniores, sob o comando do Mister Pipo e Mister Filipe Pipo. Lembro-me do jogo com o Boavista, no Fontelo, em que ganhámos por 2-1 e assumimos a liderança da zona Norte. Espero que a este momento fantástico possa juntar outro, também maravilhoso, que passa por vencermos este ano o campeonato.

P: E o pior?
R: Sem dúvida que foi a extinção do CAF.

P: Esta época já te vimos jogar, em apenas 6 jogos, a trinco, a central, a defesa direito e até a defesa esquerdo. Afinal qual é o teu lugar dentro de campo?
R: Para mim o mais importante é estar em campo e ajudar o clube a atingir os objectivos. Cabe ao Mister escolher qual a posição em que jogo.

P: Qual a posição em que te sentes melhor?
R: Trinco e Central.

P: Os adeptos do Académico podem sonhar com a subida?
R: Mais que ninguém, nós jogadores temos esse objectivo em mente. Custou imenso chegar ao primeiro lugar e tudo iremos fazer para nos mantermos nessa posição e dar essa alegria aos adeptos. Para tal é indispensável o apoio de todos.

P: Como é o ambiente no balneário?
R: O ambiente é espectacular, somos como uma família. Tenho orgulho em pertencer a este grupo fantástico. O facto de sermos todos amigos faz com que todos “rememos” para o mesmo lado e só assim é possível ultrapassarmos as dificuldades com que por vezes nos deparamos nos jogos, como por exemplo em Lamego em que estivemos a perder por 2-0 e empatámos 2-2.

P: Olhamos para o plantel e vemos vários jogadores formados no clube. Achas que deve ser esse o caminho a seguir?
R: Sim, claramente. Nas camadas jovens do clube existem muitos bons jogadores que no futuro poderão ajudar o clube. Um facto importante é que os jogadores formados no clube sentem o “peso” da camisola, o símbolo do clube com que jogam ao peito, e conhecem a mística do clube e isso ajuda imenso.

P: Qual o campeonato que mais te fascina?
R: O Inglês, pela dinâmica, rapidez do futebol e pelo fantástico ambiente que os adeptos proporcionam.

P: Quem é para ti o melhor jogador do Mundo?
R: Para além de todos os jogadores que pertencem ao Ac.Viseu, é o Cristiano Ronaldo.

P:
Qual é a tua meta enquanto jogador?
R: Como qualquer jogador espero chegar o mais longe possível. Independentemente de onde chegar, irei ser sempre feliz a jogar futebol pois tenho imenso prazer quando o faço.

VFM

Nota:
Obrigado Calico pela disponibilidade na entrevista e vontade de colaboração. Boa sorte para a tua carreira, o Vis Fut Magazine deseja-te as maiores felicidades.

5 Comentários:

Blogger João Carlos disse...

Um grande abraço ao Calico (ou Almeida ao quadrado). Tive o raro previlégio de trabalhar com ele nas selecções jovens da Associação de Futebol de Viseu. Mesmo em equipas diferentes nunca seremos adversários. Felicidades para a tua carreira. Tu mereces.

27/3/07  
Anonymous Anónimo disse...

Parabéns Calico, tenho visto que tens sido sempre um dos melhores jogadores em campo em todos os jogos, para quem não o conhece, acreditem que estamos perante um jogador fantástico, profissional a 100%,grande Homem,treina e joga sempre no limite, foi um prazer INORME trabalhar contigo! KATSO!

GR. Abraço José Pipo

28/3/07  
Blogger Smg disse...

Realmente o professor Raposo cruzou-se com a maior parte dos jogadores....
Calico, nao te conheço mas continua a trabalhar pois se acreditares tu consegues chegar longe! ;)

28/3/07  
Anonymous Anónimo disse...

Hadem-me explicar o porquê de só se fazerem entrevistas aos jogadores do AC Viseu, são mais que os outros, creio que não.
Se querem um conselho, deixem de lado os clubismo e sejam honestos, e notem que na comuncação Social seja ela escrita ou não, tem que imperar a imparcialidade, e não favorecer uns em detrimento de outros...

28/3/07  
Blogger A MAGIA DO FUTEBOL disse...

A entrevista ao Calico partiu de um desafio que lhe foi feito pelo Blogue A MAGIA DO FUTEBOL.

Para que não sabe o blogue atrás referido "é do Académico de Viseu" e sofremos de clubite. É uma "doença" que assumimos!

Abraço e bom fim de semana.

30/3/07  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial