18 março 2007

"Erro deu vitória do Nelas no derby"

Penalva 0-1 Nelas

Um golo de Bruno, aos 66 minutos, decidiu o derby da região da 2ª Divisão Nacional, numa partida onde o equilíbrio foi a nota dominante. O Penalva foi uma equipa na expectativa, perante um adversário que assumiu sempre algum ascendente.
O jogo foi, ainda assim, muito disputado na zona central. O Nelas, com uma frente de ataque móvel, esbarrava na segurança defensiva contrária. Todavia, a formação de Carlos Agostinho sentia algumas dificuldades nas transições para o ataque e só as explosões de Sanussi iam causando alguns problemas ao último reduto contrário.
No cômputo geral a vitória da formação de Mazola acaba por se aceitar, pois soube aproveitar um erro do adversário para fazer o único tento do encontro. O Nelas, sabendo da derrota do Fátima em casa frente ao Operário, foi uma equipa mais expedita na etapa complementar, perante um adversário que fazia da segurança defensiva a sua arma, para depois tentar explorar a velocidade de Sanussi e a mobilidade de Listra para surpreender o último reduto contrário.
Todavia, um erro acabou por ser fatal. Depois de conseguir um livre perigoso no ataque, a formação de Carlos Agostinho acabou surpreendida pelo venenoso contra-ataque contrário.

Uma morna primeira parte

A primeira parte foi morna, jogada em velocidade de cruzeiro pelas duas formações. O Nelas assumiu as despesas do jogo, enquanto que Carlos Agostinho optou por dar o domínio territorial aos visitantes para os tentar surpreender em contra-ataque.
Foi, contudo, o Nelas que teve a primeira ocasião para marcar logo aos cinco minutos. Jefferson escapou pela esquerda, passou por dois adversários e cruzou para o interior da área, onde Edu testou o pontapé de primeira que saiu por cima do travessão.
A resposta da turma da casa chegou aos 12 minutos, com Sanussi a escapar pela direita e a disparar uma bomba que Hugo Ferreira defendeu à segunda.
Estava lançado o jogo, mas foi sol de pouca dura. À meia hora a partida estava morna e equilibrada, numa altura em que o Penalva começou a deter algum ascendente. Antes, porém, aos 28 minutos, na conversão de um livre, Rui André bateu com força, mas a bola saiu ao lado da baliza de Tó.
O último qualquer de hora foi mais mexido. Os locais imprimiram maior velocidade e a baliza de Hugo Ferreira passou por dois momento de perigo à passagem dos 35 minutos, mas à equipa de Carlos Agostinho faltava instinto para o golo.

Uma falha... um golo

O segundo tempo começou com o Nelas mais próximo de abrir o activo. Bruno ensaiou o remate que Tó defendeu para canto. Porém, logo a seguir o equilíbrio voltou a ser a tónica do encontro.
Mazola insatisfeito, decidiu dar maior agressividade ao ataque, fazendo sair Eder para a entrada de Rui Santos, facto que originou que os visitantes começassem a aparecer com mais perigo junto à área contrária. O técnico penalvense responder com a entrada de Belo para o lugar do lateral Mário Pedro, numa tentativa de equilibrar a contenda.
Aos 65 minutos, a formação da casa beneficiou de um pontapé livre no ataque, mas a resposta foi fatal, com Bruno a concluir um contra-ataque rápido, numa jogada em que a turma local se desconcentrar nas marcações.
O golo espevitou o jogo. Carlos Agostinho apostou tudo por tudo, mas o Nelas soube guardar a vantagem que o relança na luta pelos primeiros lugares, beneficiando da derrota do Fátima em casa ante o Operário.
No final da partida o técnico penalvense lamentava a derrota, num jogo que “não interessava perder”. “Cometemos um erro e foi o suficiente para perdermos os três pontos, o que não pode acontecer neste tipo de jogos”, dizia Carlos Agostinho no final do encontro.
Por sua vez Mazola deu os parabéns aos seus jogadores, mas sempre foi dizendo que a sua equipa “não fez um grande jogo, mas foi a melhor em campo”. O técnico garantiu ainda que a sua equipa continua viva e na luta pelos primeiros lugares.
Num jogo equilibrado, a equipa de arbitragem fez um trabalho... equilibrado.

Ficha de Jogo:

P. Castelo 0
Tó, Mário Pedro, Rogério, Sérgio, Penetra, Vítor Hugo, Paulo Listra, Sanussi, Gilberto Silva, Tojo e Gamarra
Substituições: Mário Pedro por Belo (58m), Vítor Hugo por Lopes (70m) e Gilberto por Megane (70m)
Suplentes não utilizados: Nuno, Egipto, Vaz Pinto e Sérgio Silva
Treinador: Carlos Agostinho

Nelas 1
- Hugo Ferreira, Fernando, Abadito, Saraiva, Rui André, Rui Lage, Eder, Bruno, Robert, Edu e Jefferson

Substituições: Eder por Rui Santos (54m) Robert por Edu Castigo (81m) e Edu por Carvalhinho (90m)
Suplentes não utilizados: Rui Vale, Joca, Tchocomar e Magalhães
Treinador: Uiles Geraldo Freitas Júnior (Mazola)

Jogo no Parque Desportivo de Sant’Ana, em Penalva do Castelo
Assistência: Cerca de 800 espectadores
Arbitro: Jorge Tavares, do CA de Aveiro
Auxiliares: António Carvalho e Bruno Silva
Ao intervalo: 0-0
Marcadores: Bruno (66m)
Acção disciplinar: Cartão amarelo para Abadito (60m), Edu (60m), Tojó (62m) e Hugo Ferreira (92m)

J. L. Araújo/M. Albuquerque (Diário Regional)

Foto: Arquivo VFM

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial