26 março 2007

"Pinguins de asas curtas"

Sátão 2-1 Santacombadense

Com esta derrota o Santacombadense deu mais um passo atrás na luta pela manutenção. A equipa parece descrente e sem confiança, o que surpreende, tendo em conta que tem no seu plantel excelentes executantes.
No início da semana, segundo informações colhidas junto de fonte fidedigna, Sérgio Nunes, o treinador que tinha subido a equipa, no final da época passada, ao Nacional da 3.ª Divisão, apresentou o seu pedido de demissão aos responsáveis do clube, «sem explicar as razões da sua decisão», segundo ainda a nossa fonte afirmou.
Assim, a equipa ficou entregue ao adjunto Rui Gomes que, diga-se, tentou fazer o melhor nesta quase decisiva partida.
Por tudo isso e, ainda, porque a luta pela permanência vai continuar, o jogo apresentava-se, sem dúvida, decisivo para os "pinguins" do Dão, pois a sua posição na tabela classificativa não lhe deixa grande margem de manobra, a não ser procurar pontos. Mas para os satenses um empate servia bem melhor as suas aspirações.
Não admirou, portanto, que o Santacombadense fosse a equipa que se tivesse mostrado bem mais intencional na ofensiva. Só que o Sátão continuava na expectativa, sempre na mira de aplicar o seu contra - ataque que, como se sabe, costuma ser mortífero.
Mas os minutos iniciais foram de equilíbrio, embora com sistemas tácticos diferenciados. No fundo, muitas cautelas por parte das duas equipas. Aos 37, Tagui foi tocado junto da linha de grande área da baliza de Tó Lopes, mas o árbitro considerou o lance correcto, mas ficaram-nos muitas dúvidas.
A verdade é que as oportunidades de golo foram nulas, à excepção do lance em que Tagui rematou à barra da baliza de Tó Lopes, aos dez minutos. Muita parra e pouca uva, foi o espelho deixado por ambos os conjuntos na altura de ir para o descanso e, por isso, o nulo justificava-se perfeitamente.
O segundo tempo surgiu mais movimentado, com os forasteiros a conseguirem incomodar Tó Lopes que foi obrigado a defender a dois tempos, a remate de Tagui. Na resposta foi Ciro que falhou só com Bruno pela frente.
Seria aos 50 minutos que o público gritaria golo, quando Simões rematou forte, mas à barra, com a bola a não ultrapassar a linda de baliza. E dois minutos depois, novamente, Simões atira forte mas a bola saiu a rasar a barra da baliza de Bruno. Até que, aos 57 minutos, Simões conseguiu lançar Rodrigo que, em corrida, se isolou e à saída de Bruno atirou a contar.
A verdade é que estava reposta alguma justiça, já que os satenses haviam procurado mais o golo. A reacção dos visitantes surgiu e foi Tó Lopes que voltou a ser decisivo numa jogada de Nuno, evitando o empate. Mas foi sol de pouca dura, pois o Sátão continuou a ser mais prático e eficaz. Depois de defender a vantagem, os locais continuaram a espreitar o contra - ataque e numa subida rápida conseguiu aumentar a vantagem com Simões a servir na perfeição, Luís que, de frente para a baliza, só teve que escolher o melhor sítio para bater Bruno. Foi o golo que "matou" as aspirações dos "pinguins" que nunca conseguiram acertar nas marcações ao adversário. E foi Simões que, isolado, falhou o terceiro golo, aos 82 minutos. Contudo, o Santacombadense não deu por finda a sua tarefa e na sequência de um livre, aos 87m, conseguiu reduzir por Mike a fazer a recarga depois da bola ter embatido na barra da baliza de Tó Lopes. Nos minutos que ainda antecederam o final, o Santacombadense, num assomo de grande vontade de pontuar, ainda tentou fazer o segundo golo e, num remate bem forte de Tagui, quase o conseguia, mas Tó Lopes não deixou que isso acontecesse.
No final, a tristeza era evidente nos jogadores e adeptos visitantes, em contraste com a alegria dos locais que, com esta vitória, quase têm garantida a manutenção, o primeiro e único objectivo dos jogadores, equipa técnica e dirigentes. A arbitragem esteve bem.

Ficha de Jogo:

Sátão 2
- Tó Lopes, Tó, Élio, Rebelo, Deodato, Zézito, Rodrigo, Simões, Ciro, Luís e Tozé

Substituições: Ciro por Pavic (65m) e Luís por Paulo Ferreira (79m).
Suplentes não utilizados: Ferrari e Paulo Ferreira
Treinador: Jorge Paiva

Santacombadense 1

- Bruno, Bota, Mike, Kiko, Brinca, Jackson, Mota, Nuno, Tagui, João e Carlitos

Substituições: Nuno por Luís (63m), Botas por Machado (79m) e Jackson por David (81m)
Suplentes não utilizados: Fernando, Baresi e Carlos
Treinador: Rui Gomes

Jogo no Estádio da Premoreira, em Sátão
Assistência: Cerca de 200 espectadores
Árbitro: Ângelo Correia (C. Branco)
Auxiliares: Paulo Abrantes e Pedro Ribeiro
Resultado ao intervalo: 0-0
Marcadores: Rodrigo (57m)
Acção disciplinar: Cartão amarelo para: Botas (27m), Nuno (29m), Luís (30m), Brinca (37m), Zézito (74m), Tó (76m) e Tó Lopes (92m).

C.C. (Diário Regional)

Foto: Arquivo VFM

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial