20 abril 2007

"Antevisão dos Distritais de Viseu"

Os campeonatos da AF Viseu estão a entrar na fase das grandes decisões e por isso vamos a partir de hoje acompanhar mais atentamente o desenrolar dos mesmos.

Divisão de Honra

Na Divisão de Honra, o campeonato, na parte superior da tabela, está para ser disputado a três. Ac.Viseu, Sp. Lamego e Mangualde são os grandes adversários para essa conquista, e são os viseenses a liderarem o "comboio".
Na deslocação a Lamelas, o líder Académico vai ter um duro teste à sua já longa série de 13 jogos sem perder. A expectativa é grande, ainda para mais quando tanto se fala da capacidade da equipa ultrapassar esse contratempo psicológico do caso "França", muito badalado na C. Social.
A "morder" os calcanhares estará o Sp. Lamego, que este domingo recebe o Sampedrense de Chalana. Uma tarefa dificil para os de Lafões num jogo impossível de perder por parte da equipa treinada por Vitor Pereira (Lamego), que como sabemos mantém-se a apenas 1 ponto de distância do Ac.Viseu.
Já o Mangualde vai receber o Vouzelenses, equipa que se encontra bastante debilitada por lesões e castigos. Contudo, o Mangualde não pode acomodar-se perante o Vouzela, que já mostrou este ano que é capaz de grandes sacrifícios pelo bom nome da equipa. De resto, o Mangualde precisa mesmo dos 3 pontos, uma vez que se encontra a 5 pontos do Académico, e qualquer desaire das equipas que vão à frente pode ser facilmente aproveitado pelo Mangualde... se vencer.
No fundo da tabela a luta ainda é mais extensa. Oliv.Frades, Moimenta da Beira, Lamelas, Lusitano, Mortágua e Viseu Benfica, são as equipas que mais lutam por um lugar na Divisão de Honra e que mais dores de cabeça poderão ter até final da época na luta pela manutenção.
O "lanterna vermelha" Viseu Benfica vai receber o Oliveira de Frades, num jogo crucial nas aspirações de ambas as equipas, onde a luta pelos três pontos estará certamente ao rubro. Do outro lado da cidade, o Lusitano também vai defrontar um "aflito", neste caso o Mortágua. A equipa de Joca parte para este jogo com a moral em alta, depois de no passado domingo ter vencido fora a formação do Tarouca, coisa que não fazia há algumas jornadas.
Destaque ainda para o derby regional entre Paivense e Moimenta da Beira, duas equipas que bem se conhecem e que vão dar por muito cara qualquer eventual derrota num jogo deste calibre e importância, nomeadamente para o Moimenta, que precisa urgentemente de pontos como do "pão para a boca".

1ª Distrital

Na Zona Norte, o lugar que dá lugar à fase final está claramente para ser discutido entre Parada e SJ Pesqueira, com as equipas apenas separadas por 1 ponto.
O líder Parada, vai a casa do Nespereira com a ideia de que pode já neste domingo ser campeão, caso o Pesqueira não consiga pontuar em Alvite. A luta está interessante e as duas jornadas que restam vão estar ao rubro.
A decepção do campeonato acaba por ser o Sernancelhe, que há algum tempo está afastado da luta pela promoção. Veja-se que tem apenas 37 pontos, estando a 11 do Parada. Ao Sernancelhe junta-se o Ferreira de Aves, equipa que está em 4º lugar (41 pontos) e que não pode aspirar a mais do que um lugar no pódio, caso ultrapasse o Oliv.Douro.
Claramente condenados à descida estão Sul e Armamar, com apenas 4 e 7 pontos, respectivamente, num total de 25 jogos.

Quanto à Zona Sul as coisas também já estão mais ou menos definidas.
Ainda a lutar pela subida estão Canas de Senhorim e Carregal do Sal, ambas com os mesmos pontos, embora o Canas detenha vantagem no confronto directo.
Nesta jornada, o Canas joca em casa, diante do Santiago Cassurrães, e se vencer pode já ser campeão, se o Carregal perder na deslocação a Ranhados. Fique por isso atento à luta entre estas duas formações, pois uma delas, ou mesma ambas, poderão estar no próximo ano na Divisão de Honra.
O grande desalento foi ver o Molelos longe da luta numa fase tão prematura. Com o empate da semana passada diante do Vale de Açores, o CAM disse adeus ao título e à subida. Uma clara decepção para muitos e uma surpresa para nós, pois no início da época esperávamos um Molelos claramente favorito à promoção.
Para a manutenção a luta ainda está renhida. Tanto Bela Vista como Pinheiro de Lafões (últimos classificados) ainda têm uma palavra a dizer, e ambos podem até evitar o play-off da descida.

2ª Distrital

Aqui já só resta um lugar de promoção, pois Resende e Besteiros já ocuparam os dois primeiros lugares e ainda lutam (desde o início da época que o fazem) pelo lugar cimeiro da tabela.
Atrás deles, aparecem Vilamaiorense e Cabanas de Viriato, equipas aspirantes à subida e que nas próximas duas jornadas vão ter que correr muito para garantirem esse lugar.
O Vilamaiorense recebe o Besteiros, tranquilo com a promoção, enquanto o Cabanas vai ao terreno do Calde à procura do sonho.
No fim da tabela, e como não se desce mais do que isto, o Vilacovense lá se mantém com apenas 7 pontinhos, a "gozar" o pior campeonato possível.

Vitor Ramos (Vis Fut Magazine)

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial