28 maio 2007

"Final de Época à campeão no Fontelo"

Ac.Viseu 8-0 Vouzelenses (Divisão de Honra)

O Académico de Viseu despediu-se à campeão da época 2006/2007, com uma goleada ao Vouzela. Foi a consagração da turma academista, numa temporada que não foi fácil para o emblema viseense.
A festa da subida à 3ª Divisão Nacional estava preparada no Campo de Viriato, em Viseu, mas demorou 25 minutos no Municipal do Fontelo, quando Eduardo, com a ajuda da defesa visitante, apontou o primeiro golo da partida. Era o corolário do maior ascendente dos viseenses, que ainda antes do intervalo dilataram a vantagem por mais duas vezes, por Marcos e Tiago, com Filipe apontar o quarto golo, logo no segundo minuto de etapa complementar. Santos, Tiago, Calico e Eduardo completaram os números da vitória.
Depois de um início de tarde escorrida, o sol associou-se à festa, num jogo que teve emoção desde os primeiros minutos, até os viseenses inaugurarem o marcador. Depois, com os golos a surgirem, perante um Vouzela que criou algumas dificuldades ao último reduto viseense mas não mostrou argumentos para inverter a tendência de um jogo, os viseenses dominaram em toda a linha até à goleada final.

Viseenses ao ataque nos minutos iniciais

O Académico de Viseu começou o encontro ao ataque e, logo aos 3 minutos, Álvaro testou a meia distância, com Jorge a defender por instinto. A bola sobrou para Marcos que cruzou para o interior da área onde apareceu Calico a cabecear ao lado da baliza. No minuto seguinte, um raide de Filipe Figueiredo foi travado em falta à entrada na área, com Carlos Santos a enviar a bola ao travessão.
A turma visitante sentia muitas dificuldades nesta fase do encontro, com os viseenses apostados em chegar ao golo. Calico, aos 8 minutos, após passe de Eduardo, rematou ao lado.
Os viseenses mantinham a pressão sobre o último reduto vouzelense e, aos 12 minutos, Filipe Figueiredo escapou pela esquerda e atirou ao travessão. Após este lance o jogo atacante dos viseenses esmoreceu um pouco, com a formação de Vouzela a trocar bem a bola e a criar algumas dificuldades ao sector recuado academista. Aos 17 minutos, Tiago falhou o desvio para a baliza, após remate de Eduardo.
O golo surgiu aos 25 minutos, com a defesa vouzelense, guarda-redes incluído, a embrulhar-se com a bola, Eduardo beneficiou desse facto para inaugurar o marcador.
O mais difícil estava feito, pois nunca mais os viseenses abrandaram o ritmo do jogo, dilatando a vantagem aos 39 minutos, com Marcos a elevar-se bem na sequência de um lance de bola parada. Antes do intervalo, Tiago trocou com Eduardo e fuzilou Jorge.
O segundo tempo começou com Filipe Figueiredo a desviar para a baliza, uma das mais bonitas jogadas de ataque, respondendo na perfeição a um cruzamento de Carlos Santos.
Entretanto, com o vencedor definido, Idalino de Almeida procedeu a alterações de todo esperadas e para a consagração de todos jogadores. O primeiro a sair foi Filipe Figueiredo, ele que fez um esforço enorme para dar o contributo à equipa, mesmo limitado, a que se seguiu a saída de Manuel Fernandes para a entrada de André e por fim o capitão Carlos Santos cedeu o lugar a Barra.
Quanto ao jogo decorria ao ritmo esperado, com os viseenses a apontarem mais três golos que levaram o público ao delírio e à consagração final.
O Vouzela foi um digno vencido, numa partida de final de época e onde a sua situação estava definida. Porém, em alguns lances obrigou Manuel Fernandes a atenção redobrada.
Num jogo de consagração dos novos campeões distritais, um árbitro que se mostrou discreto. Efectivamente, António Cardoso fez mais um excelente trabalho, provavelmente na sua melhor época. O juiz de Castro Daire, que vimos em vários jogos, deve ser um exemplo a seguir por outros que andam neste Distrital. Discreto, autoritário qb, técnica e disciplinarmente perfeito.

Idalino manda muitos recados

No final da partida Idalino de Almeida salientou a importância do feito conseguido, dignificado por adversários que lutaram palmo a palmo pelo primeiro lugar. Todavia, não deixou de mandar recados para o interior do cube, ressalvando o trabalho feito por António Albino e José Cabido.
"Só eu sei o que me fizeram esta época", foram as primeiras palavras que ouvimos do técnico do Académico após o apito final de António Cardoso. Idalino de Almeida não deixou de lamentar alguns "incidentes" internos ocorridos durante a temporada, ficando agora à espera do resultado das eleições para a direcção do clube, que deverão ocorrer durante o próximo mês, sendo quase certo que António Albino irá apresentar uma lista á direcção dos órgãos sociais do clube. Todavia, é certo que a próximo temporada deverá começar a ser preparada a partir de hoje.

Ficha de Jogo:

Ac. Viseu 8
- Manuel Fernandes, Simões, Negrete, Marcos, João Miguel, Calico, Álvaro, Carlos Santos (cap), Eduardo, Filipe Figueiredo e Tiago
Substituições: Filipe por Jarbas (64m), Manuel Fernandes por André (71m), Carlos Santos por Barra (75m).
Suplentes não utilizados: Zé Pedro, Zé Teixeira, Bruno e Marcel
Treinador: Idalino de Almeida

Vouzela 0
- Jorge, Ribeiro, Ricardo, Alexandre, Serginho, Neves, Alex, Chano, Filipe, Beto e Pinhão
Substituições: Alex por Ivo (45m), Filipe por Helder (80m)
Suplente não utilizado: Marco
Treinador: Fernando Silva

Jogo no Estádio Municipal do Fontelo, em Viseu
Assistência: Cerca de 700 espectadores
Árbitro: António Cardoso, de Castro Daire
Auxiliares: Mário Ribeiro e Sérgio Rocha
4º Árbitro: António C. Cardoso
Ao intervalo: 3-0
Marcadores: Eduardo (25m e 90m), Marcos (38m), Tiago (41m e 89m), Filipe Figueiredo (47m), Carlos Santos (61m), Calico (90m)
Acção disciplinar: Cartão amarelo para Alexandre (68m)

José Luís Araújo (Diário Regional)

6 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

obrigado a todos os meus colegas d equipa por ter feito parte deste grupo... só com este grupo fantástico é que conseguimos.. estivemos a 9 pontos do 1º.. fomos cricados por tudo e por todos.. mas nós sabiamos que tinhamos valor.. as pessoas nao entendiam, que era um equipa totalmente nova... e quando começámos a conhecermo-nos melhor.. foi o que se viu.. 16 jogos seguidos sem perder.. melhor ataque, melhor defesa, equipa com menos derrotas..e acima de tudo uma enorme amizade e força entre todos.. obrigados "campeões".. ABRAÇO ENORME.. ass: Calico

28/5/07  
Anonymous Anónimo disse...

xii afinal somos mmo grandes.. nao foram 16 jogos mas sim 18.. :p Calico

28/5/07  
Anonymous Anónimo disse...

teem que dar os parabens aos arbitros pelo exelente trabalho desta epoca

29/5/07  
Anonymous Anónimo disse...

é engraçado k um tal de zezinho vinha sempre fazer comentarios a dizer mal do academico e agora nunca mais ca apareceu..lol

29/5/07  
Anonymous Anónimo disse...

No autocarro do Vouzela vinham 14 jogadores ou 14 bidons?

29/5/07  
Anonymous Anónimo disse...

Essa é boa eh, eh, eh, eh, eh, bidons é demais ,.eu não dizia tanto

31/5/07  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial