11 junho 2007

"Bwin Liga e Liga Vitalis em análise"

Boa tarde. Sou a partir de hoje, colaborador do visfutmagazine. Quero desde já agradecer ao Vítor pela oportunidade e pela simpatia demonstrada ao longo dos tempos. Quero também dizer que tudo irei fazer para elevar o nome deste blog, fazendo deste uma referência cada vez maior no distrito de Viseu. Chamo-me Bruno Matias e sou natural de Carvalhais, São Pedro do Sul. No que toca ao futebol distrital, estive muito mais activo durante 2/3 anos. Contudo na época 2006/2007 estive um pouco afastado por motivos pessoais. Nesta minha primeira crónica, irei debruçar-me sobre os campeonatos nacionais e a sua classificação.

BWIN LIGA

1º FC Porto

- O mais regular dos 3 grandes, acaba por ser um justo vencedor. Composta por um grupo de jogadores experientes, esta equipa do Porto foi sem dúvida a melhor e mais regular. Se nos últimos jogos do campeonato esteve bastante aquém daquilo que já tinha produzido, também é verdade que durante a primeira volta passeou-se pela primeira posição. Esteve no comando desde a 2º jornada, e nunca mais deixou escapar o título. Jesualdo ( um treinador criticado por uns e adorado por outros) acaba por conseguir atingir os objectivos mínimos e conseguir festejar o seu primeiro titulo como campeão e o 22º título do FC Porto. Destaco jogadores como Pepe, Quaresma e mesmo Adriano para que este mesmo FC Porto atingisse os objectivos a que se propôs. Lembre-se que Adriano esteve com um pé fora do Porto em Janeiro mas acabou por salvar a sua equipa em várias situações. Com um público exigente, este Porto já começa a sentir-se cansado de festejar tantos títulos (18 desde 1974).

2º Sporting

- Este Sporting acabou por ter uma época positiva. Ganhou a Taça de Portugal e esteve com um pé no título, ficando apenas a um ponto do tão desejado troféu. Com uma equipa de miúdos, o Sporting esteve fantástico nas últimas 10 jornadas do campeonato. Paulo Bento (adorado pelos lados de Alvalade) conseguiu transformar o Sporting numa verdadeira equipa (com o orçamento mais baixo dos três grandes) ganhadora e vencedora. Se conseguir manter a sua espinha dorsal (até ao momento apenas Nani, Custódio e Tello saíram) o Sporting poderá, no próximo ano, ser ainda mais forte do que o ano passado. Liedson, Polga, Veloso e Moutinho lá estarão para dar “baile”.
3º Benfica

- Chegou a ser considerado campeão antes do jogo do título contra o FC Porto, mas no momento chave desiludiu. Não conseguiu bater o Porto e foi caindo, atingindo apenas o 3º posto. As lesões de Simão, Luisão e o afastamento de Nuno Assis não ajudaram assim como a venda de Ricardo Rocha. Foi uma equipa um pouco desequilibrada durante o ano, não conseguindo atingir a estabilidade desejada. Fernando Santos (pouco amado pelos lados da Luz) acaba por ser um dos responsáveis pela fraca prestação da equipa na época 06/07. Contudo, continuará no próximo ano na procura de uma conquista. Rui Costa estará lá, assim como Simão. Faltará, contudo, um bom ponta-de-lança, assim como um bom central. Este Benfica precisa também de uma equipa estável e proporcional, não estando desequilibrada como este ano se notou. Vieira optou pela estabilidade mantendo Fernando Santos. Na minha opinião, acaba por optar pela melhor opção porque a mexida na equipa técnica iria ser prejudicial para o grupo de trabalho. Acaba por ser uma época triste e de más recordações para os benfiquistas.

As Descidas:

Aves e Beira-mar acabaram por descer. Subiram juntamente e caem juntamente. A instabilidade vivida em Aveiro e os fracos recursos da equipa das Aves, proporcionaram-lhes a despromoção.

Contudo, a descida do Beira-Mar é sem dúvida a mais constrangedora. Com um estádio com 30 mil lugares, e com uma história digna, não era merecida uma descida tão má para o projecto que Inácio iniciou. Estiveram em Aveiro 3 treinadores, sendo que Carvalhal nem aqueceu o banco. Os dirigentes do Beira-Mar decidiram optar pelos milhões de uma empresa espanhola. Para uma equipa que no início do ano era olhada como uma das potenciais para ficar no top ten, acaba por ser demasiado penalizante para esta mesma equipa. Para o ano há mais amigos...
Já o Aves, comandado pelo Professor Neca, acaba por sair de cabeça levantada. Uma equipa humilde, de poucos recursos, lutou até ao fim. Chegou à última jornada na primeira divisão mas acabou a época relegado à Liga Vitalis. Acabou por ser uma equipa simpática e simples. Merece melhor sorte numa próxima oportunidade na primeira divisão.


Liga Vitalis

A subida de duas das históricas equipas marca esta liga. Vizinhos, rivais e históricos, Leixões e Guimarães sobem de divisão. Se o Vitória foi apenas “visitar” a segunda liga, já o Leixões esperou 18 anos por este momento. Equipas com uma massa associativa única, estas merecem estar na primeira linha. Aliás, são estas mesmas massas que merecem estar a ver a sua equipa a lutar contra os "grandes". Guimarães (para mim com os melhores adeptos do país) é um crónico e penso que já merecia um título nacional, enquanto o Leixões fará sempre falta na primeira divisão. Estamos fartos de ver jogos sem público, sem paixão, sem ânimo. São precisas equipas e adeptos destes no escalão principal. Na minha opinião, sobem e sobem com todo o mérito. Parabéns, e que fiquem no convívio dos grandes por muitos anos.

Já as descidas do Olivais e Moscavide e do Chaves foram distintas. Uma relegada quando ainda faltavam algumas jornadas para o fim, outra que lutou até onde pôde. Falo claro do Olivais e Moscavide que bateu-se com o Portimonense até final. Uma equipa de grandes promessas, e de jovens. Uma delas é Fábio Paim, emprestado pelo Sporting. Aliás, O Olivais era detentor de vários emprestados pelos "leões". Acabou por descer mas espera-se que dê continuidade ao seu trabalho e que para a próxima época volte à Liga Vitalis.

Em suma, acabaram por ser duas ligas interessantes. A primeira evoluiu, ficando até à última jornada sem saber quem era o campeão, enquanto na segunda, essa indefinição foi até à penúltima jornada. Esperemos que na próxima época os estádios estejam mais compostos, e se volte a ver futebol de qualidade, enquanto nós, estaremos por cá para ver, discutir e expôr aquilo que de informação é mais relevante.
Boa tarde, nós voltamos a ver-nos numa próxima oportunidade.

Bruno Matias (Vis Fut Magazine)

6 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

"Com uma equipa de miúdos, o Sporting esteve fantástico"- E lá estamos nós a insistir nos leõenzinhos bébés minha gente...Reparem: Média Idade Sporting 24,89; fc porto 25,06... agora digam-me vós, ditos "entendidos" em que se baseiam nessas análises...

Um abraço
Vítor Silva

11/6/07  
Anonymous Anónimo disse...

mais um que tem a mania que percebe de futebol..."este sporting"...de rir

11/6/07  
Anonymous Anónimo disse...

meu caro vitor, a diferença está na experiencia. só isso. aagora compara a equipa titular so porto com a do sporting e ve a quantidade de seniores que jogam o primeiro ano numa 1º liga no scp e depois no fcp.

so por isto é que falo nessa juventude.

com os maiores cumprimentos: bruno matyas

12/6/07  
Blogger Bruno Matyas disse...

amigo vitor, apenas falo nesses miudos pela experiencia de jovens do scp. no fcp todos eles ja tinham jogado nas primeiras ligas enquanto no sporting miguel veloso, djalo e pereirinha ainda nao. para nao falar da inexperiencia de Nani. era nesse aspecto que me referia.

Aproveito e digo também que nao sou entendido, mas sim um mero adepto de futebol que expressa a sua opinião pessoal num blog

com os melhores cumprimentos..Bruno matyas

12/6/07  
Anonymous Anónimo disse...

Bem, reconheço que o seu ponto de vista tem alguma lógica... no entanto continuo a entender que nos pontos cruciais de um onze a equipa do sporting era até mais experiente do que a do porto... mas é apenas a minha opinião, respeito a sua.

Reconheço tambem que em relação aos "entendidos", me precipitei um pouco, felicito-o, sim, pela participação neste tipo de blogs, se assim não fosse não estaria agora aqui tambem eu a participar.

Um abraço
Vitor Silva

13/6/07  
Anonymous Anónimo disse...

Estou a ver que te tornas-te num influente colaborador do Blog. É assim mesmo continua ai a contribuir para que o futebol do distrito tenha mais divulgação. Estou a gostar do trabalho dos bloggers.Parabéms

14/6/07  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial