09 junho 2007

"Lusitano levou crianças a Espanha"

A formação é cada vez mais a base de um crescimento sustentável do futebol no nosso país, e como tal, aos clubes do nosso distrito há que aplaudir o trabalho que têm vindo a realizar neste capítulo. O Lusitano Futebol Clube é claramente um desses exemplos em Viseu, e o reconhecimento foi-lhe concedido, como no último ano já o fora, com a participação no VII Torneio Internacional de Futebol Jovem “Corona de Aragón”, na cidade de Saragoça, nordeste de Espanha, entre os dias 1 e 3 de Junho. Ali, o Lusitano ergueu mais uma vez bem alto o nome de Viseu e de Portugal, visto ser a única equipa portuguesa entre as mais de 15 presentes no evento.
A comitiva de Vildemoinhos, que contava com 42 atletas, mostrou-se ao Diário Regional de Viseu, na pessoa do vice António Loureiro, muito satisfeita no regresso a Viseu: “Fomos muito bem recebidos. Instalaram-nos num hotel simpático junto de outras equipas e o tratamento prestado foi impecável, inclusive disponibilizaram-nos uma tradutora para nos auxiliar”. António Loureiro realça também a surpresa que foi ver tanto apoio português: “Muitos pais viajaram connosco para apoiarem os filhos, até algumas carrinhas de particulares foram. Isso surpreendeu-me bastante e é bom ver que o Lusitano tem uma boa massa de apoio também na formação”.
Neste tipo de eventos, onde os resultados menos interessam, prevalece o forte convívio que os “miúdos” podem ter uns com os outros, e neste caso, a interacção foi grande, já que mais de 700 atletas participaram no Torneio, acrescentando-se a isso técnicos, familiares e amigos. Contudo, o Lusitano, que esteve presente com os escalões de Escolas, Infantis e Iniciados (miúdos entre os 8 e os 14 anos), alcançou lugares de bastante mérito, tendo em conta o poderio de algumas das equipas adversárias. Assim, viajaram para Portugal três troféus, o de 6º lugar conquistado pelos Iniciados e pelas Escolas e o 8º lugar pelos Infantis. Quem “limpou” toda a concorrência foi o clube de Barcelona, o DAMM, ao vencer todos os escalões em prova. Pelo caminho ficaram tão só clubes “satélites” de Valência, Atl.Bilbau, e Maiorca, como também o FC Ebro, CD Valdefierro ou os franceses do Albi e do Briatexte.
O ritmo da competição era acelerado, tendo o Lusitano realizado variadíssimos jogos entre as 9h da manhã e as 21h de Sábado, num ritmo alucinante para miúdos de tão tenra idade. Pelo meio, foi o Lusitano FC recebido nos Paços do Concelho de Saragoça pelo Alcaide da região, onde puderam os viseenses apresentar algumas lembranças, como nos conta António Loureiro: “Levámos algumas lembranças da UDACA, da AF Viseu e da Câmara Municipal de Viseu, entidades às quais agradecemos”. Todavia, o vice do Lusitano lamenta a falta de apoios monetários: “É de facto lamentável que pelo menos a Câmara Municipal não nos tenha ajudado financeiramente neste Torneio, porque ao fim e ao cabo trata-se de uma viagem de mais de 800 km, tudo pago pelo clube, onde o Lusitano eleva o nome da cidade, inclusive a pessoas que nem sabiam que Viseu existia”.
Quem efectivamente ficou a saber que Viseu existia foram alguns observadores espanhóis que marcaram presença no evento e que se interessaram por um dos “pequenos” portugueses. As qualidades de um dos jogadores das Escolas do Lusitano saltaram à vista no Torneio e até se procederam a alguns contactos, contudo os 8 anos do pequeno talento de Vildemoinhos são ainda um entrave a futuros desenvolvimentos.
Para um futuro próximo, o Lusitano foi já convidado a participar em outros Torneios de Formação, inclusive em França, mas as capacidades financeiras do clube não chegam para tanto, acabando António Loureiro por desabafar: “É pena que de facto Viseu não tenha capacidades para organizar eventos desta natureza, porque para além de constituírem um estímulo à formação, seriam concerteza uma mais valia para a afirmação da cidade no Futebol”.
Para o próximo ano está já feita a promessa de o Lusitano regressar a este Torneio, aquando da realização da sua VIII edição.

Vitor Ramos (Diário Regional)

1 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

O Lusitano tem vindo a fazer um exelente trabalho nas camadas jovens e os resultados cumeçam a aparecer neste momento deve ser o clube de Viseu com melhores condiçoes para os miudos evoluirem continuem assim que Viseu bem precisa

11/6/07  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial