22 agosto 2007

"Tondela goleado na apresentação"

Tondela 1-4 Naval 1º de Maio (Jogo de Apresentação) Anoitecia lentamente quando todos os jogadores do plantel da equipa do Tondela, para a época 2007/2008, foram subindo ao relvado do magnífico Estádio João Cardoso, um a um, mostrando-se então, alguns deles, pela primeira vez aos sócios tondelenses que à apresentação da sua equipa se deslocaram.
O oponente convidado para este jogo era nada mais nada menos que a Naval 1º de Maio, clube da BwinLiga, de outra tarimba portanto. Contudo, a formação da Figueira da Foz apareceu em Tondela bastante desfalcada, como seria de esperar, apresentando ainda assim jogadores que constituem uma mais valia ao colectivo, como o capitão Delfim ou o possante avançado Elivelton.
Mas não seria a Naval a primeira a criar perigo, nem muito menos a criar e converter situações de golo.
O Tondela impressionou mesmo os adversários com uma entrada de grande qualidade. O tridente ofensivo, constituído por Osvaldo, Alex e Igor, deu grande trabalho à defensiva navalista, começando desde cedo a assustar o guardião espanhol Dani.
De resto, logo aos 10 minutos seria marcado o primeiro golo do jogo.
Alex apareceu no lado direito do ataque a cruzar para Carlos Almeida, completamente isolado no coração da área, e este, perante a deslocação do guarda-redes, só teve de rematar alto e colocado, fora de alcance da cabeça do central Fabrício.
Estourava a festa no João Cardoso e o Tondela adiantava-se no marcador.
Só que os ímpetos do ataque tondelense não se ficaram por aqui. Cerca de 2 minutos depois, foi a vez de Alex aparecer solto de marcação e a desferir um cabeceamento muito perigoso, mas ligeiramente ao lado do poste direito de Dani.
Carlos Correia via do banco a sua equipa dominar uma Naval desorientada e remendada, que nem conseguia cheirar o ataque. Só que à passagem da meia-hora, e até ao intervalo, a Naval foi-se apoderando do meio-campo, devidamente bem povoado pelo técnico Francisco Chaló. Assim, o primeiro aviso é dado aos 30 minutos, com um grande remate, após livre, de Felipe, a obrigar Augusto a defesa apertada para canto. Esse seria apenas prenúncio daquilo que viria a acontecer aos 44 minutos. Através de um canto da direita, o avançado Elivelton subiu mais alto que a defensiva tondelense e bateu pela primeira vez o guarda-redes Augusto.
O intervalo chegava com um empate que se aceitava, embora o domínio do Tondela se tenha estendido durante cerca de 30 minutos da primeira parte.
A segunda parte foi bem mais recheada em termos de golos, mas todos para a Naval. Elivelton esteve novamente em destaque, marcando mais dois golos. O primeiro aconteceu novamente de bola parada, aos 53 minutos. O alto avançado figueirense saltou bem para enviar a bola ao fundo das redes, colocando assim a Naval na frente do marcador.
Muito pouco tempo depois, por volta do minuto 54, o “pequeno” Marcelinho viria a fazer o 3-1, numa jogada de rápido contra-ataque navalista, concluído da melhor forma pelo homem forasteiro.
O Tondela ainda esboçou uma forte reacção, levando inclusive uma bola ao poste, e perdendo uma série de oportunidades à boca da baliza, nomeadamente com Jusko, Osvaldo e Ivanildo a falharem clamorosamente nalgumas ocasiões.
Desse modo, seria Elivelton quem voltaria a facturar, já no minuto 85, registando o resultado final, favorável à Naval 1º de Maio.
Podemos considerar, no entanto, que este foi um excelente teste ao Tondela, que arranca já no domingo o campeonato da 3ª Divisão Nacional, precisamente em casa com a Sanjoanense. A formação de Carlos Correia dominou nalguns períodos da partida, estando ainda em destaque pela forma como as suas peças mais ofensivas trabalham em conjunto. Igor está a crescer de dia para dia, e Alex mostra-se imprescindível na manobra da equipa. Já a defesa precisa de pequenos reajustamentos, embora neste jogo seja difícil tirar conclusões, pois a Naval tem valor e qualidade a que o Tondela não se pode equiparar.
Assim, e apesar do resultado, o Tondela mostrou-se a bom nível, dando a ideia de ter uma equipa equilibrada e com capacidade para atacar da melhor maneira a época que está prestes a começar.
A arbitragem de Nuno Ventura esteve também à altura dos acontecimentos.

Ficha de Jogo:
Tondela 1
- Augusto; Mauro, Espanhol, Chico e Alex; Almiro, Bruno Almeida e Igor; Carlos Miguel, Carlos Almeida e Osvaldo.
Jogaram ainda: Mikael, Filipe, Deyvidson, Renaldo, Jusko, Sani, Ivanildo e Ivo Maia.
Treinador: Carlos Correia.

Naval 1º de Maio 4
- Dani; João Dias, Fabrício, Iano e Igor; Eanes, Delfim e Felipe; Wandeir, Elivelton e Marcelinho.
Jogaram ainda: Café, André Sousa, Zé Mário, Gonçalo e João Ribeiro.
Treinador: Francisco Chaló.

Jogo no Estádio João Cardoso, em Tondela
Assistência: cerca de 150 espectadores
Árbitro: Nuno Ventura (Tondela)
Auxiliares: Olga Almeida e Luís Fonseca.
Ao intervalo: 1-1
Marcadores: Carlos Almeida (10'), Elivelton (44', 53' e 85') e Marcelinho (54').
Acção Disciplinar: Cartão amarelo para Wandeir (73').
Vítor Ramos (Diário de Viseu)

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial