30 setembro 2007

"Acordaram tarde..."

Ac.Viseu 0-2 Beira-Mar (2ª Divisão Nacional de Juniores - Série B)
Depois da brilhante vitória conquistada oito dias antes, em Repeses, esperava-se muito mais do Académico de Viseu, mesmo tendo em conta que o adversário que tinha pela frente era bem mais forte que o Repesenses.
Mas a verdade é que os academistas entraram mal no jogo, sem capacidade para travar o maior caudal ofensivo dos aveirenses. Estes formam um conjunto que revela, no global, uma estrutura física apreciável, com jogadores mais altos e com compleição corporal que lhes dava vantagem nos lances em que se torna necessário aplicar o físico. Assim, a única estratégia que poderia servir ao Académico seria a de defender com mais homens, logo a partir do meio campo e sair para o contra-ataque com a bola sobre a relva sintética.
Mas não foi isso que aconteceu, os viseenses defenderam mal, deram muitas ofertas e nunca se encontraram no meio campo, durante a primeira parte. Deste modo não admirou que num lance de bola parada, um livre escusado cometido por Ricardo Simões, Jaime, o mais alto dos aveirenses acorresse de cabeça para concretizar em golo.
Os locais sentiram em demasia o tento e pouco depois a defesa da casa foi lenta a despachar o esférico e do lance saiu o segundo golo do Beira-Mar. Esta equipa continuou a dominar, quase como quis e as oportunidades de voltar a marcar foram muitas. Até um penalty, que não nos pareceu ter existido, os aveirenses falharam com muito mérito para o guarda-redes Márcio que correspondeu bem melhor ao pontapé forte e colocado de Jaime, evitando assim o 0-3 ao intervalo. Pode dizer-se que quando os jogadores foram para as cabinas, o resultado até pecava por escasso, a favor dos visitantes, já que durante a primeira parte os viseenses não fizeram um único remate à baliza de Renato, o que deixou os seus adeptos algo surpreendidos, não tanto pelo resultado mas muito mais pela péssima exibição da turma academista.Para a segunda parte, a equipa técnica do Académico fez duas substituições e com Tiago na defesa e Daniel mais na frente, sem dúvida que o conjunto viseense mudou como da noite para o dia. A equipa passou a ter mais agressividade, menos medo de enfrentar os “grandalhões” contrários e o futebol exibido foi mais ofensivo. Mas se é verdade que na primeira parte, a culpa cabe por inteiro aos viseenses, pela sua péssima exibição, já no segundo tempo, o culpado dos academistas não terem feito melhor, foi o árbitro Paulo Brás que, inclusivamente, deixou passar em claro uma falta para grande penalidade contra o Beira Mar. Sem dúvida que o juiz da AF Guarda se colocou, claramente, ao lado dos aveirenses, marcando tudo contra os donos da casa e, muito pouco aos visitantes, se calhar só para dar a ideia de que também punia os forasteiros, quando estes se mostravam bem durinhos em termos de futebol.
De facto, o Académico mostrou nos segundos quarenta e cinco minutos o seu verdadeiro valor e se tivesse marcado, por uma ou duas vezes, bem o merecia. Registe-se, contudo, que os visitantes também dispuseram de duas ou três flagrantes oportunidades, mas valeu a boa actuação de Márcio, quanto a nós, o melhor jogador dos viseenses. A verdade é que o Académico, que já tem quatro pontos em quatro jogos, ainda não conquistou nenhum em casa, já que também perdeu no 1.º de Maio, contra o Estação (Covilhã). Se o Académico quiser, de facto, passar à fase da luta pela subida tem de fazer muito mais e ser mais adulto, pois demonstra ainda demasiada ingenuidade para uma prova tão exigente.
Péssima arbitragem do trio guardense.


Ficha de Jogo:

Ac.Viseu 0
- Márcio; Ricardo, Ricardo Simões, Nuno e Filipe; Micael Esteves, Rafael e Mikael; César, Paulo e João Paulo
Substituições: Ricardo por João Aguiar (38m), Filipe por Daniel (intervalo) Micael Esteves por Tiago
Suplentes não utilizados: Pimpão, José António, Nelson e Marcelo
Treinadores: Paulo Chaves e José António

Beira-Mar 2
- Renato; Alfredo, Stéphan, Praia e Amaral; Capelas, Carlos e Francisco; Bornes, Hugo e Jaime.
Substituições: Hugo por Teles (60m), Capelas por Rocha (69m) e Bornes por Lucas (77m)
Suplentes não utilizados: Gonçalo, Hugo I, Morgado e Dias
Treinador: António Luís

Jogo no Campo 1.º de Maio (Fontelo), em Viseu
Assistência: Cerca de 100 pessoas
Árbitro: Paulo Brás (Guarda)
Auxiliares: Bruno José Alves e Marco Paulo Pinto
Resultado ao intervalo: 0-2
Marcadores: Jaime (18m) e Hugo (31m)
Acção disciplinar: Cartão amarelo para Hugo (39m), Jiame (51m), Rafael (54m) e Mikael (75m).

C. C.

1 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Quem é que disse que o objectivo dos juniores é a passagem à fase de subida? Não acredito que tenha sido alguém da direcção. É preciso ter alguma moderação em certos afirmações que podem levar a situações adversas.
Um amigo.
João Costa

30/9/07  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial