20 setembro 2007

"Olhar Feminino III"

A nova regulamentação implementada este ano nos campeonatos da II e III Divisões Nacionais, segundo a qual os campeonatos são divididos em duas partes, poderá suscitar ainda algumas dúvidas aos amantes do futebol. Pelo menos eu, enquanto mera espectadora, não estou suficientemente esclarecida, em relação a esta novidade. Embora seja mulher, o que, “teoricamente”, me engloba no sexo que menos acompanha e conhece a modalidade, estou certa de que não serei a única com algumas imprecisões no que diz respeito a estas novas resoluções.
No entanto, no que me foi possível perceber, não estamos a falar de procedimentos muito complicados. Um pouco à semelhança do que acontece em outros desportos, como o Basquetebol e o Voleibol, o campeonato será dividido em duas fases. Numa primeira fase, que irá durar até Março, a competição decorrerá normalmente, jogando todos contra todos. Numa segunda fase, os 6 primeiros classificados lutam pela subida de divisão, enquanto que as restantes 8 equipas lutam pela permanência. Nesta fase as equipas partem com metade dos pontos conquistados até então. Em linhas simples é este o procedimento. Na próxima época as séries terão apenas 12 clubes, sendo que na segunda fase 6 lutam para subir e 6 para não descer, no famoso sistema “play-off”.
É uma novidade no futebol, que como todas as novidades vai trazer vantagens e desvantagens, obrigando a um período de adaptação. No meu ponto de vista, vai trazer competitividade e frescura aos campeonatos da II e III Divisões. Com a chegada da Primavera, as emoções futebolísticas irão ser renovadas com o início de um “novo campeonato”, onde as equipas terão sempre um objectivo a alcançar (permanência ou subida). Para os lados de Viseu, a cereja no topo do bolo seria que as seis equipas do distrito, a disputar os nacionais, pudessem discutir, na segunda fase, a subida de divisão.

A ver vamos!

Sónia Pereira

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial