24 setembro 2007

"Silvério estreia-se com vitória"

Lusitano 3-1 Campia (Divisão de Honra - 1ª Jornada)A estreia dos técnicos das duas equipas na Divisão de Honra era um dos grandes aliciantes desta partida. Silvério, que substituiu Joca no comando, e Chalana que veio ocupar o lugar deixado vago por Raul Garcia, estrearam-se assim enquanto treinadores nestas formações, sendo que Chalana foi inclusivamente titular no onze do Campia.
Num jogo emocionante e bem disputado, saltaram à vista as qualidades quer individuais, quer de colectivo, que ambas as equipas apresentam. Os de Lafões demonstram-se muito bem reforçados, com uma frente de ataque a todos os títulos perigosa, onde Chalana é o maestro e Paulinho e Leandro os “corredores” que servem de “alimento” ao gigante Leandrão. Aliás, foi este mesmo quarteto que cedo colocou em sentido a defesa do Lusitano, beneficiando ainda assim dos nervos que se apoderavam dos homens da casa.
Deste modo, era o Campia que se aproximava cada vez mais do golo, que não demorou muito a aparecer. À passagem do minuto oito, Paulinho foi mais rápido na desmarcação, correu até à linha de fundo, assistiu no coração da área Leandro e este, apesar de permitir a defesa apertada de Luís, foi de cabeça empurrar a bola definitivamente para a baliza. Estava feito o primeiro da tarde e da Divisão de Honra.
O Lusitano depressa tentou responder, mas o Desportivo tinha tudo controlado e mesmo quando estava a defender, o perigo muito raramente se acercava da baliza de Baptista. A excepção ocorria de bola parada, quando Agostinho enviou, de livre directo, a bola ao ângulo mas Baptista negou o que seria um bonito golo.
Contudo, o Lusitano viria a chegar ao empate ainda antes do intervalo. Uma falta sobre Zé António deu grande penalidade e Geyson, chamado à conversão, carimbou o primeiro golo para a sua equipa, embora o guardião Baptista tenha tocado ainda no esférico.

Lusitano transfigurado

A segunda parte foi em tudo diferente. Silvério colocou em campo Daniel para o lugar de Hugo e ainda hoje deverá estar satisfeito por tê-lo feito. É que o jovem atleta, que já esteve em alta na pré-temporada, trouxe uma clara melhoria ao jogo da equipa, na medida em que a sua rapidez e clareza de ideias criou espaços na defensiva contrária e assim mais perigo junto da área do Campia.
Prova disso foi o golo da reviravolta para o Lusitano. Ao minuto cinquenta e seis, o recém-entrado Daniel apareceu solto de marcação no lado esquerdo, e perto da quina da área atirou de pé direito para o fundo das redes, sem que Baptista pudesse fazer alguma coisa. A alteração ao intervalo dava os seus frutos e a vitória sorria pela primeira vez aos da casa.
Apesar do expresso domínio dos viseenses, a verdade é que a formação lafonense nunca deixou de olhar com atenção para a baliza de Luís, embora poucas vezes tenha conseguido lá chegar com relativo perigo. No entanto, aos 60 minutos, Chalana poderia ter mudado a história do jogo, mas o seu bom cabeceamento foi defendido por Luís de forma alucinante.
O Campia perdia a oportunidade soberana de chegar à igualdade e o Lusitano agradecia, voltando a dominar a partida até ao final dos 90 minutos. Precisamente nessa altura, chegou a machadada final no encontro, com Zé António, servido por Daniel, a sentar o defesa e a rematar para o terceiro e último golo da partida.
Uma vitória justa e adequada, embora o Campia não merecesse uma diferença de dois golos no marcador, pela boa réplica que deu no primeiro tempo.
O Lusitano transfigurou-se ao intervalo e realizou uma exibição notável, entrando com o pé direito no Campeonato, rumo ao objectivo de Silvério: realizar uma época tranquila e obter a melhor classificação possível.
A arbitragem de António A. Cardoso foi excelente, contribuindo também ele em muito para o grande espectáculo dos Trambelos.


Ficha de Jogo:


Lusitano FC 3
- Luís, Salgueiral, Madeira, Washington, Serginho, Jeremias, Álvaro, Geyson, Zé António, Agostinho e Hugo.
Substituições: Hugo por Daniel (45’), Álvaro por Juan (61’) e Geyson por Miguel Lourenço (69’).
Suplentes não utilizados: Rafael, Carlos Bill, Nuno e Routar.
Treinador: Silvério Gomes

GD Campia 1
- Baptista, Miguel, Alex I, Fontoura, Makelele, Laranjeiro, Chalana, Paulinho, Leandro, Salgado e Leandrão.
Substituições: Makelele por P. Cunha (45’), Salgado por Tavares (58’) e Paulinho por Nuno (75’). Suplentes não utilizados: Cunha, João, Marujo e José António.
Treinador: Chalana

Jogo no Estádio dos Trambelos, em Viseu
Assistência: cerca de 150 pessoas
Árbitro: António A. Cardoso (Castro Daire)
Auxiliares: Sérgio Rocha e Luís Coimbra
Ao intervalo: 1-1
Marcadores: Leandro (8’), Geyson (44’ g.p.), Daniel (56’) e Zé António (90’).
Acção disciplinar: cartão amarelo para Paulinho (6’), Salgueiral (45’), P. Cunha (48’) e Nuno (76’).

Vítor Ramos

1 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Jogo amigável na apresentação aos sócios do ferrreira d'aves: Ferreira d'Aves 2- Canas de sta Maria 1. golos do ferreira d'aves apontados por alfredo e Monteiro! No próximo fim de semana o jogo inverte-se e o ferreira d'aves apadrinha a apresentação aos sócios do Canas de sta Maria.

25/9/07  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial