23 dezembro 2007

"Dérbi com justo vencedor"

Penalva 1-0 Sátão (2ª Divisão Nacional - Série C)
Num derby bastante aguardado, tal como o demonstrou a boa assistência registada no Complexo de Sant`Ana, assistiu-se a futebol competitivo, embora menos espectacular. A uma e outra equipa só a vitória interessava, tendo em conta as posições que detinham na tabela classificativa. Assim, e como é normal, os penalvenses entraram mais ofensivos e aos 4 e 13 minutos, Tomé e Paulo Listra criaram grande perigo para a baliza de Zé Luís.
Por seu turno, o Sátão mostrou a sua habitual forma de defender, concedendo o domínio ao adversário para tentar colocar em prática o seu contra – ataque rápido. Mas, de facto, foi o Penalva do Castelo quem mandou na partida. À passagem da meia hora o Sátão começou a aparecer com mais perigo junto da baliza de Nuno e este viu Hélder Sarmento, aos 35 minutos, rematar forte e com muita intencionalidade, fazendo passar a bola a milímetros da barra.
Este lance acabou por alertar os donos da casa que reagiram e voltaram a apoquentar, como mais assiduidade, a baliza do Sátão. Mas tanto Sanussi como Paulo Listra, e mesmo João Aurélio, não conseguiram ultrapassar com êxito a boa organização defensiva contrária. O intervalo chegou com um nulo que se podia aceitar, embora se tenha de dizer que os penalvenses trabalharam mais até então.
Para a segunda parte, qualquer uma das equipas não alterou o seu sistema táctico, mas Carlos Agostinho fez sair Coquinho para entrar Tojó um jogador mais experiente, tentando dar outra consistência ao seu ataque.
Contudo, pareceu-nos que essa alteração pouco ou nada trouxe de novo. Logo a seguir foi Jorge Paiva que respondeu com a entrada de Rebelo para o lugar de Tozé, pretendendo defender com mais coesão, fazendo recuar Deodato e aumentando a capacidade de contra – atacar. Mesmo assim, o Penalva continuou mais atacante.
O futebol praticado não era o melhor, mas havia competitividade e a baliza de Zé Luís era, assiduamente, visada.Aos 64 minutos, numa jogada em que Sanussi conseguiu ultrapassar Xico, foi à linha do fundo, centrou com conta peso e medida aparecendo Tojo a empurrar para o fundo da baliza. A aposta de Carlos Agostinho foi ganha. Isso não impediu que logo a seguir fizesse sair João Aurélio para a entrada de Tiago Sousa.
Depois de estar a vencer, o conjunto da casa passou a gerir a vantagem, mas o Sátão nunca desistiu de chegar ao golo e nos últimos dez minutos encostou mesmo os locais às cordas. Mas com maior ou menor dificuldade a defesa do Penalva conseguiu segurar a preciosa vitória. Arbitragem fraca, mas sem influência no resultado final.

Ficha de Jogo:

Penalva do Castelo 1
- Nuno; Rogério, Gamarra, Sérgio e Carvalhiinho; Coquinho, João Aurélio e Paulo Listra; Ruban, Sanussi e Tomé
Substituições: Coquinho por Tojo (50’), João Aurélio por Tiago Sousa (65’) e Tomé por Marco (81’)
Suplentes não utilizados: Tó, Alex, Leandro e Belo
Treinador: Carlos Agostinho

Sátão 0
- Zé Luís; Tó Ferreira, Élio, Xico e Hélder Sarmento; Deodato, Tozé e Nuno Simões; Ciro, Luís e Nelson Leite
Substituições: Tozé por Rebelo (55’), Xico por Abner (85’) e Luís por Paulo Meneses (85’)
Suplentes não utilizados: Tó Lopes e David
Treinador: Jorge Paiva

Jogo no Complexo Desportivo de Sant`Ana, em Penalva do Castelo
Assistência: Cerca de 1 200 pessoas
Árbitro: Pedro Ribeiro (Lisboa)
Auxiliares: Pedro Vieira e Ricardo Baixinho
Resultado ao intervalo: 0-0
Marcadores: Tojo (64’)
Acção disciplinar: Cartões amarelos: João Aurélio (29’), Ciro (39’), Ruben (40’), Hélder Sarmento (53’) e Xico (92’)

C. C./Manuel Albuquerque

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial