23 dezembro 2007

"Nervos e erros ditaram derrota"

União de Lamas 1-0 Ac.Viseu (3ª Divisão Nacional - Série C)
O Académico de Viseu teve uma tarde pouco feliz na deslocação a Santa Maria de Lamas. Os viseenses saborearam uma fogaça amarga. É que de uma falta cometida por Paulo Sérgio sobre Marcos, não assinalada pelo árbitro da partida, resultou o único tento de um desafio que acabou por ficar aquém das expectativas. Efectivamente, a vitória da formação de Santa Maria de Lamas resulta de um erro crasso do árbitro de Braga que acabou por prejudicar a formação academista, que não merecia ter saído derrotada nesta deslocação Terras de Santa Maria.
O Académico de Viseu, ontem orientado por Fernando Raposo por indisponibilidade de Idalino de Almeida, teve sempre o controlo da partida, perante um adversário que nunca se mostrou superior. Porém, e se há um evidente erro do juiz da partida, a verdade é que Marcos podia ter despachado a bola, sem tentar driblar dois adversários. Paulo Sérgio, o infractor, acabou por tirar proveito do lance e bater pela única vez Manuel Fernandes.
O jogo começou dividido, com a turma viseense a tomar conta das operações e a empurrar os corticeiros para o seu meio terreno. Álvaro ia testando a sua meia distância e aos 15 minutos obrigou Fábio Pinhel a excelente defesa a negar-lhe o golo.
Só à passagem da meia hora os locais lograram equilibrar as operações, dado que até aí pouco ou nada tinham feito para perturbar o tranquilo Manuel Fernandes. Todavia, o guarda-redes viseense mostrou-se atento e concentrado, quando aos 36 minutos teve que sair da sua grande área para evitar que Tiago Guimarães, que tinha escapado ao fora de jogo, pudesse alvejar com êxito a sua baliza.
No cômputo geral dos primeiros 45 minutos poder-se-ia dizer que o nulo se aceitava, tendo em conta a produção atacante das duas equipas. Uma ocasião para cada lado era manifestamente pouco, tendo em conta os oponentes.
O segundo tempo começou com os comandados de Fernando Raposo a tentarem chegar ao golo, assumindo as despesas do jogo e obrigando os unionistas a resguardarem-se no seu meio campo. Aos 68 minutos Zé Bastos escapou a um defesa, mas viu o guarda-redes contrário negar-lhe o golo. Na resposta, Marcos tentou passar por dois adversário tendo sido pisado no pé. O juiz deixou seguir o lance, com Paulo Sérgio a bater Manuel Fernandes.
Era o período negro dos academistas, pois logo a seguir Calico viu o cartão verme lho directo por entrada dura sobre um adversário.
Fernando Raposo apostou tudo. Depois da entrada de Eduardo para o lugar de João Miguel logo a abrir a etapa complementar, fez entrar Santos e Lopes para o lugar de Cardoso e Álvaro. O cerco à baliza de Fábio Pinhel intensificou-se e a dois minutos do final Lopes viu o guarda-redes contrário negar-lhe o golo do empate, num lance em que os viseenses reclamaram penalti por mão na bola de um defesa local.

Fernando Raposo minimizou o desaire

O técnico-adjunto do Académico, no final da partida, minimizou o desaire, salientando que "os jogadores deram o máximo, foram sensacionais em termos de entrega e empenho", mas, acrescentou, "nem sempre ganha quem joga melhor".
Quanto ao jogo o treinador afirmou que a equipa "teve períodos em que dominou o jogo, mesmo quando ficou em inferioridade numérica", lamentando o erro da equipa de arbitragem, "que o reconheceu", mas que "acabou por nos condicionar e isso paga-se muito caro".
Fernando Raposo, que anda no futebol há muitos anos, aceita os erros e sabe que acontecem, mas "estes são inadmissíveis. A falta que existiu no golo o árbitro não a pode deixar passar". O grupo "queria oferecer a vitória ao mister Idalino que está de luto e ao presidente que está doente, mas não foi possível, lamentou o técnico, que terminou dizendo que "era bom que o próximo jogo fosse já amanhã".

Reforços podem estar a caminho

O plantel do Académico pode ser reforçado nos próximos tempos. António Albino garantiu que o clube está atento ao mercado para colmatar algumas lacunas no plantel. O presidente academista afirmou que podem vir a caminho dois ou três reforços, sem que com isso o orçamento previsto para a presente temporada seja ultrapassado.

Idalino de Almeida de luto

O técnico do Académico de Viseu esteve ausente nesta partida, uma vez que se encontra de luto pela morte do pai. Para o professor Idalino de Almeida, a quem o grupo queria dedicar a vitória, vai um abraço de solidariedade nesta hora difícil.

Ficha de Jogo:

U. Lamas 1
- Fábio Pinhel, André Oliveira, Fábio Silva, António, Ivo, Filipe Silva, Paulo Sérgio, Fredy, Kaká, Edu, Tiago Guimarães
Substituições: Tiago Guimarães por Rafael (77’), Paulo Sérgio por Jonathan (85’) e Kaká por Sousa (90’)
Suplentes não utilizados: Zé Miguel, Daniel, Tiago Fernandes e Fábio Balona
Treinador: Luís Pinto

Ac. Viseu 0
- Manuel Fernandes, João Miguel, Marcos, Negrete, Megane, Calico, Beaud, Álvaro, Cardoso, Filipe Figueiredo e Zé Bastos
Substituições: João Miguel por Eduardo (54’), Cardoso por Santos (72’) e Álvaro por Lopes (74’)
Suplentes não utilizados: Nuno, Feliciano, Barra e Valério.
Treinador: Idalino de Almeida

Jogo no Estádio Comendador Henrique Amorim
Assistência: Cerca de 1500 espectadores
Árbitro: Ricardo Ferreira, do CA de Braga
Auxiliares: Hélder Barroso e José Venâncio
Ao intervalo: 0-0
Marcadores: Paulo Sérgio (68m)
Acção disciplinar: Cartão amarelo para João Miguel (39m), Manuel Fernandes (43m), Filipe Silva (44m), Megane (66m), Negrete (69m), Filipe Figueiredo (69m), Edu (74m), Zé Bastos (75m), Paulo Sérgio (79m), António (84m) e Fábio Silva (87m)
Cartão vermelho para caliço (71m)

José Luís Araújo (DV)

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial