29 dezembro 2007

"Prendas de fim de ano"

G. Figueirense 2-1 Ac.Viseu (3ª Divisão Nacional - Série C)
O Académico de Viseu terminou o ano a "dar" prendas aos adversários. Depois do União de Lamas na passada jornada, foi agora a vez do aflito Ginásio Figueirense receber uma prenda com três pontos, importantíssimos para a formação de Figueira de Castelo Rodrigo.
Num jogo que, aparentemente, os viseenses dominaram, foram os locais que souberam aproveitar as oferendas dos viseenses para apontarem dois tentos que acabaram por ser decisivos no desfecho final. Tiago, nos últimos minutos, ainda apontou o golo de honra dos viseenses, que apesar do forcing final não lograram chegar ao empate.
O jogo acaba por se resumir ao desperdício viseense, perante a eficácia dos comandados de Manuel Barbosa. No primeiro tempo Filipe Figueiredo teve aos 25 minutos a melhor ocasião de todo o encontro, mas na pequena área atirou por cima do travessão, em resposta a um cruzamento com conta peso e medida de Bastos da direita. Depois, aos 37 minutos, uma oferta de Nuno permitiu a Paulo Jacinto colocar a sua equipa da frente do marcador, na única vez que no primeiro tempo os donos da casa chegaram com perigo à baliza viseense.
O início da etapa complementar foi de desconcentração dos viseenses, pois logo no primeiro canto do segundo tempo Alemão elevou a contagem. O golo de Tiago, a terminar a partida, apenas minimiza o resultado.

Estreia infeliz de Feliciano

Esta partida marcou a estreia de Feliciano na defesa academista, fazendo que com isso Negrete derivasse da direita para a esquerda do centro da defesa. O internacional guineense mostrou bom sentido posicional, mas denotou algumas dificuldades de coordenação com Negrete, mais habituado a ter Marcos como parceiro. No entanto, o falhanço no resultado é colectivo e nada se pode apontar ao atleta africano. Já Nuno acusou falta de ritmo e aquela bola atirada para a frente é um erro de palmatória. Todavia, seria injusto atirar as culpas para cima do guarda-redes que substituiu o lesionado Manuel Fernandes, que apesar disso foi para o banco.

Bom início dos viseenses

Os academistas até começaram bem, assumindo a iniciativa de jogo após o apito inicial. Porém, apesar do domínio territorial, os visitantes sentiam dificuldades no último terço do terreno, onde a turma de Manuel Barbosa raramente permitia veleidades.
Só à passagem dos 20 minutos a equipa de Idalino de Almeida logrou chegar com perigo à baliza adversária, num remate de ressaca de João Miguel, aos 23 minutos, com a bola a sair rente ao poste direito da baliza de Valter Ruiz.
Era o melhor período dos academistas, que dois minutos depois perderam uma ocasião flagrante de se adiantarem no marcador, com Filipe Figueiredo a falhar escandalosamente à boca da baliza, rematando por cima do travessão, num cruzamento de Zé Bastos da direita.
Aos poucos, depois da meia hora, a equipa do Ginásio foi conseguindo sair em contra-ataque e levar maior perigo à baliza de Nuno. Aos 35 minutos, e na sequência de um livre apontado por Cardoso, Álvaro encheu o pé, mas a bola saiu à figura de Valter Ruiz.
Como se costuma dizer, em futebol "quem não marca sofre" e aos 37 minutos, numa das poucas escapadas da turma local ao meio terreno contrário, chegou ao golo por Paulo Jacinto, com Nuno a ter grandes responsabilidades, ao defendeu para a frente um cruzamento feito da esquerda.

Início desconcentrado na segunda parte

Mas a segunda parte não podia ter começado pior, com a equipa da casa a chegar ao segundo golo ao terceiro minuto, com Alemão a responder de cabeça a um canto apontado na esquerda. Era um período negro dos academistas, apesar de Megane, dois minutos depois, rematar cruzado, mas a bola a sair ao segundo poste.
Idalino de Almeida tirou Álvaro e lançou Tiago em jogo, mas a equipa não melhorou. O número 18 foi colocar-se atrás de um tridente formado por Eduardo, Bastos e Filipe Figueiredo. Apesar do domínio territorial detido pelos viseenses, a verdade é que as ocasiões de perigo junto á baliza de Valter Ruiz escassearam. O último reduto local ia pondo cobro às situações difíceis que lhe iam surgindo.
A entrada de Carlos Santos para o lugar de Megane deu maior vivacidade ao ataque viseense. Porém, apesar do domínio territorial este era… pólvora seca. Aos 76 minutos os viseenses beneficiaram de um livre perigoso. Quando todos estavam á espera do remate, Santos cruzou para Filipe de atirou fraco de cabeça ao lado da baliza.
Com os locais a defenderem com unhas e dentes a vantagem conseguida, Tiago ainda relançou a esperança dos viseenses, ao reduzir a desvantagem, mas o resultado acabou por não sofrer alterações. Trabalho positivo do trio de arbitragem da Beira Baixa.

Ficha de Jogo:

G. Figueirense 2
- Valter Ruiz, Sérgio, Zé Pedro, Paulo Rossas, David, Camilo, Valter, Titá, Alemão, Luis Paulo e Paulo Jacinto
Substituições: Paulo Jacinto por Alfredo (67m), Luís Paulo por Nuno Morais (76m) e Sérgio por Puskas (84m)
Suplentes não utilizados: Zé Santos e Fabiano
Treinador: Manuel Barbosa

Ac. Viseu 1
- Nuno, João Miguel, Feliciano, Negrete, Megane, Beaud, Álvaro, Eduardo, Cardoso, Filipe Figueiredo e Zé Bastos
Substituições: Álvaro por Tiago (55m), Megane por Carlos Santos (66m), Cardoso por Valério (78m)
Suplentes não utilizados: Manuel Fernandes, Lopes, Zé Pedro e Barra
Treinador: Idalino de Almeida

Jogo no Estádio Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo
Assistência: Cerca de 1500 espectadores
Árbitro: João Brás, do CA de Castelo Branco
Auxiliares: Pedro Ribeiro e Carlos Silva
Ao intervalo: 1-0
Marcadores: Paulo Jacinto (37m), Alemão (48m) e Tiago (89m)
Acção disciplinar: Cartão amarelo para Álvaro (31m), Luís Paulo (48m), Alemão (51m), Titã (67m), Nuno Morais (90m) e Zé Pedro (90m)

José Luís Araújo (DV)

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial