23 dezembro 2007

"Queda livre na tabela"

Sanjoanense 1-0 Social de Lamas (3ª Divisão Nacional - Série C)

Vitória de sofrimento da equipa da Sanjoanense, num jogo extremamente disputado, mas muito importante para a equipa de Jorge Silva e logo sobre um adversário directo e que muito dificultou a tarefa do conjunto da casa que, com este triunfo, mantém a liderança da prova.
Com uma primeira parte pobre de parte a parte, onde as ocasiões de golo foram escassas, só a Sanjoanense, por duas vezes, esteve perto de chegar ao golo. Primeiro, aos 10 minutos, Toninho não acertou na baliza, enquanto que aos 38 minutos Bobo obrigou Careca à defesa da tarde.
A equipa do Social de Lamas apostou numa estratégia, sobretudo, para não perder, apesar de não ter dado descanso à defensiva da equipa local. Mas decidida a mudar o rumo da partida, a Sanjoanense chegou ao golo aos 79 minutos, após a marcação de um canto. Moisés, na «ressaca», atira para o fundo da baliza de Careca.
Só que o golo acordou os visitantes que, a cinco minutos dos 90, só não chegaram ao empate porque Telmo, com um remate fortíssimo, acertou na barra da baliza de Pedro Justo. Os últimos foram jogados com muito coração, mas a Sanjoanense segurou a vitória, frente ao Social Lamas que, em desespero de causa, tudo fez para não perder.
Arbitragem irregular.
Ficha de Jogo:
Sanjoanense 1
Pedro Justo; Nuno Santos, Ramadinha, Vilaça, Magalhães, Hélder, Meneghetti, Moisés, Bobo, Toninho e Sérgio Silva.
Substituições: Sérgio Silva por Filipe (46m), Meneghetti por Marcinho (67m) e Bobo por Hugo Paulo (87m).
Suplentes não utilizados: Mota, Hugo, Hugo Gomes e Zé Eduardo.
Treinador: Jorge Silva

Social Lamas 0
Careca, Ribeiro, Pedro, Telmo, Schwartz, Celso, Manu, Meireles, Jusko, Nando e Oceano.
Substituições: Nando por Zé Carlos (68m), Oceano por João Pedro (80m) e Schwartz por Mário Pedro (81m).
Suplentes não utilizados: Márcio, Filipe, Patrick e Xinoca.
Treinador: Zé Tó

Estádio Conde Dias Garcia, em São João da Madeira.
Assistência: cerca 500 espectadores.
Árbitro: Sérgio Pereira.
Árbitros auxiliares: José Ribeiro e Pedro Andrade.
Ao intervalo: 0-0.
Marcador: Moisés (79m)
Acção disciplinar: cartão amarelo para Careca (7m), Oceano (40m), Toninho (49m), Meneghetti (51m), Pedro (70m), Telmo (84m), Manu (88m), Vilaça (93m), João Pedro (94m) e Magalhães (95m).

Avelino Conceição

1 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

A equipa do Social Lamas é do pior que alguma vez já vi no futebol.
Veio ao Estádio Conde Dias Garcia, nitidamente com a intenção de jogar para o empate.
Ora, não fossem os métodos pouco ortodoxos e até irritantes utilizados pelos seus jogadores, até nem seria nada de anormal este tipo de táctica. Pois, não nos podemos esquecer que, afinal, sempre estão a jogar com a melhor equipa da sua série. Isto, para não falar do que representa uma e outra equipa no futebol nacional, pois se fosse por aí, a diferença ainda era mais abismal.
Lamento, no entanto, que uma equipa que ocupa o 3.º lugar da tabela classificativa e ao que se diz, candidata à subida de divisão, opte por praticar um anti-jogo constante ao longo dos 90 minutos. Desde jogadores a simular lesões de 5 em 5 minutos, reposições da bola em jogo demasiado tardias, pois os jogadores que efectuavam os lançamentos de linha lateral, espantem-se, substituíam-se aos apanha bolas e preferiam ir buscar a bola que estava mais longe da posição que ocupavam, do que receber a bola do apanha bolas que estava logo aí ao lado, para lhes endereçar o esférico. Além do que, até ao golo da Sanjoanense, jogaram sempre com os 11 jogadores atrás da linha de bola.
Foi dos piores jogos que alguma vez presenciei, por culpa exclusiva do Social Lamas.
Enquanto os jogadores da ADS, preferiam colocar a bola na relva e praticar um futebol técnico, os do Social Lamas, limitavam-se ao pontapé para a frente e a atirarem-se para o relvado. De certo que quando o vosso mísero campo era pelado, não se atiravam para o chão com tanta frequência.
Uma palavra, ainda, para a atitude extremamente infeliz do guarda-redes, Careca, que, já a perder por 1-0, ao invés de incentivar a sua equipa, optou por endereçar gestos obscenos para os adeptos da equipa da casa. A lesão que sofreu, ao subir a um pontapé de canto para tentar a sua sorte, já num acto de desespero, terá sido um castigo para a sua lamentável atitude. Ele que até me pareceu um bom guarda-redes e estava a ser o menos mau da sua equipa.
De facto, com equipas destas, o futebol só tem a perder.
Mas como normalmente tantas vezes o cântaro vai à fonte que acaba por partir, a estratégia delineada pelo Social Lamas, não surtiu o efeito pretendido e acabaram vergados a uma derrota, que a não acontecer seria uma extrema injustiça para os sanjoanenses.
Por tudo isto, espero não só que a ADS conseguia permanecer no comando desta série até ao seu final, como que o Social Lamas desça vertiginosamente na tabela classificativa.
Um palavra de apreço, porém, para os responsáveis deste blog, pois o vosso trabalho dignifica o futebol amador e enriquece o panorama desportivo que não tem voz nem lugar nos órgãos de comunicação social, salvo raras excepções.
Saudações desportivas.
Ricardo Pinto

25/12/07  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial