17 dezembro 2007

"Triunfo moralizador"

Sátão 1-0 Abrantes (2ª Divisão Nacional - Série C)
Um golo de Nuno Simões, aos 58 minutos, decidiu um jogo que até ali não tinha merecido grandes motivos de interesse. Efectivamente, a partida disputada na Premoreira esteve como a tarde. Fria e disputada, mas, em muitos períodos, pouco interessante.
No cômputo geral a vitória assenta bem à turma de Jorge Paiva e escassa para as oportunidades criadas, em especial na recta final quando os ribatejanos, em busca do empate, permitiram vários contra-ataques desperdiçados por Rebelo, Círo, Abner e companhia.
A turma da casa começou bem o encontro, tendo a iniciativa e detendo domínio territorial. Aos 12 minutos beneficiou e um livre próximo da área contrária, a castigar uma falta de Vagner sobre Nuno Simões. Na conversão Hélder Sarmento bateu de pé esquerdo contra a barreira.
O domínio da formação de Jorge Paiva manteve-se até à passagem do primeiro quarto de hora, mas com a subida no terreno da formação ribatejana o jogo começou a pender mais para o lado visitante. Ainda assim, e apesar do domínio territorial, a turma visitante apenas aos 32 minutos levou perigo à baliza de Zé Luís, mas sem consequências.
À entrada do último quarto de hora o cariz da partida não se alterou. Eram os ribatejanos que mandavam no jogo, mas inoperantes no ataque, onde esbarravam no esquema montado por Jorge Paiva. Poderíamos dizer que se assistia a um jogo de muita luta, com os locais a tentarem espreitar o contra-ataque. Por duas vezes, antes do intervalo, a baliza adversária passou por momentos de aflição. Primeiro, aos 39 minutos, Luís Figueiredo, a passe Ramos, disparou à entrada da área forte por cima do travessão, e depois, a um minuto do intervalo, foi Ciro a rematar cruzado, mas ao lado da baliza.
Boa segunda parte da turma da casa
O Sátão voltou melhor para a segunda parte, mostrando vontade e empenho para chegar ao triunfo. Aos 48 minutos beneficiou de um livre perigo, mas Nelson Leite atirou muito por alto.
O primeiro momento marcante da partida, pela negativa, foi a expulsão de Vagner e Ramos que se engalfinharam nas barbas do auxiliar Santos Silva, após uma saída de bola pela linha lateral. Desnecessária a cena, tanto mais que nada de anormal se passou no lance. O episódio acabou por ter efeitos. Os visitantes, desconcentrados, permitiram uma escapada de Chico pela direita, com Nuno Simões a mostrar faro pelo golo, desviando o cruzamento do companheiro ao primeiro poste, num golo de belo efeito.
O tento animou a partida. Jorge Paiva reorganizou as tropas na defesa da vantagem conseguida, enquanto que Ricardo Brandão usou os triunfos que tinha no banco.
Nesta nova fase, os satenses deram a iniciativa de jogo ao adversário que nada tinha a perder. Com isso desguarneciam a sua zona defensiva. Os lançamentos compridos para o meio terreno contrário encontravam Rebelo, Ciro, Abner e companhia, que foram perdendo ocasiões soberanas de dilatar a vantagem, diga-se que merecida. Porém, e depois de três ou quatro situações de golo falhadas, Neio, a dois minutos do final do tempo regulamentar, quase deitava um balde de gelo sobre a fria tarde que se fazia sentir, quando rematou por cima do travessão na zona da meia lua.
A vitória assenta bem aos locais, que não necessitavam de sofrer tanto no final da partida, numa tarde de trabalho muito positivo do trio de arbitragem de Aveiro.

Ficha de Jogo:

Sátão 1
Zé Luís, Tó Ferreira, Élio, Chico, Hélder Sarmento, Deodato, Ciro, Nuno Simões, Ramos, Luís Figueiredo e Nelson Leite
Substituições: Nuno Simões por Rebelo (71m), Luís Figueiredo por Abner (86m) e Rebelo por Paulo Meneses (90m)
Suplentes não utilizados: Tó Lopes
Treinador: Jorge Paiva

Abrantes 0
Passarinho, Jouber, Marçal, Matos, David Nunes, Ruben, Ruas, Marinho, Diogo, Neio e Vagner
Substituições: David Nunes por Santana (59m), Marinho por Tigas (61m) e Ruas por Rui Costa (72m)
Suplentes não utilizados: Mário
Treinador: Ricardo Mourão

Jogo no Estádio da Premoreira, em Sátão
Assistência: Cerca de 200 espectadores
Árbitro: Diogo Santos, do CA de Aveiro
Auxiliares: Santos Silva e Alberto Oliveira
Ao intervalo: 0-0
Marcadores: Nuno Simões (58m)
Acção disciplinar: Cartão amarelo para Nuno Simões (36m), Marçal (56m), Luís Figueiredo (61m), Ruben (67m), Neio (72m), Zé Luís (89m), Hélder Sarmento (89m), Chico (90m) e Diogo (90m)
Cartão vermelho para Vagner (56m), Ramos (56m)

José Luís Araújo (DV)

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial