27 janeiro 2008

"Excelente jogo, grande vitória"

Ac.Viseu 2-1 Arouca (3ª Divisão Nacional - Série C)
O Académico venceu o Arouca num dos melhores jogos disputados esta época no Municipal do Fontelo, presenciado por cerca de três milhares de espectadores, muitos vindo de Arouca. A vitória pela margem mínima ajusta-se ao que as duas equipas produziram ao longo de toda a partida, num jogo vivo, disputado a um ritmo elevado, com muita luta, mas leal.
Barra, que substituiu na equipa inicial o lesionado Cardoso (ainda fez aquecimento) inaugurou o marcador, para, num momento de desconcentração de toda a equipa, permitir que o Arouca empatasse no final da primeira parte. No segundo tempo, num jogo mais táctico, os viseenses lograram chegar ao triunfo, com Bastos a dar os três pontos à sua equipa.
Filipe Figueiredo esteve nos dois golos. No primeiro fez o passe para Barra, no segundo foi de uma falta sobre si cometida que resultou a jogada que Bastos concluiu. No entanto, é justo realçar a prestação muito positiva de toda a equipa. Manuel Fernandes, à parte do golo, mostrou muita atenção, saindo a preceito a dobrar os companheiros da defesa, muito preocupados com o gigante Gil, que regressou ao primeiro estádio que conheceu em Portugal. Mas o cabo-verdiano não foi feliz e passou quase ao lado do jogo. Feliciano foi um adversário de peso, que nunca conseguiu ultrapassar. E se dúvidas havia sobre o valor do jovem guineense elas ficaram dissipadas. Com Marcos em excelente plano, Feliciano mostrou concentração e muita tranquilidade para anular uma das pedras do adversário que normalmente mais perigo cria, em especial pela sua estatura. Os laterais, Calico e João Miguel estiveram concentrados, com o último a sair lesionado.
No meio campo Beaud foi um gigante, bem acompanhado por Álvaro e Eduardo, com estes dois em menor evidência. Por sua vez o ataque mostrou mobilidade, pois Filipe Figueiredo e Zé Bastos trocavam muitas vezes de posição para fugir às marcações. O primeiro esteve nos dois golos, enquanto que o segundo fez o que se pede a um avançado.

Pressão e… concentração

Um dos segredos da vitória de ontem assenta na forma como a equipa academista encarou a partida. Pressão alta e sobre o homem que tinha a bola foi a receita de Idalino de Almeida. A equipa manteve-se unida, equilibrada e muito concentrada, mesmo nos momentos em que o adversário tentou o tudo por tudo para chegar à igualdade. Todavia, algum deslumbramento levou a que muitas vezes os jogadores não soltassem a bola no momento certo, permitindo algumas situações de ataque do adversário.
O Arouca, sem Jorge Gabriel no banco (contava da ficha como o treinador), foi um conjunto que valorizou o espectáculo. Mostrou ser uma equipa trabalhada, com bons executantes e que disputou jogo em todo o terreno, valorizando um dos melhores espectáculos presenciados esta época no Municipal do Fontelo.
Os visitantes entraram melhor no jogo, mas foram os viseenses os primeiros a cruzar perigo aos 4 minutos. Álvaro marcou um livre na esquerda, com Gil a desviar para canto sobre a linha de golo. Aos poucos a turma de Idalino de Almeida tomou conta do jogo e chegou ao golo aos 15 minutos, com Barra a concluir uma jogada de Filipe Figueiredo na esquerda no ataque.
Com os viseenses a controlarem as operações, o Arouca chegou à igualdade a seis minutos do intervalo, com Hélder Silva a aproveitar a passividade da formação viseense, Manuel Fernandes incluído, para chegar à igualdade.
No segundo tempo o jogo foi mais táctico e equilibrado, com situações de perigo junto de ambas as balizas. Todavia, os academistas chegaram ao triunfo, com Bastos a concluir, com um remate cruzado, uma jogada que começou num livre apontado por Beaud.
Na recta final, com o agigantamento dos visitantes, os viseenses poderiam ter ampliado a vantagem. Carlos Santos, de livre, fez a bola beijar o travessão da baliza de Jaime. Todavia, o coração dos viseenses tremeu nos instantes finais com um livre próxima da linha limite da área, com os jogadores do Arouca a reclamarem penálti por suposta mão de Megane, que foi lesto a sair da barreira.
Arbitragem irregular do trio do Porto.

Treinador de acordo… quanto ao espectáculo

Os dois treinadores estavam de acordo de que se tinha assistido a um bom espectáculo, embora com opiniões diferentes quanto ao resultado.
Idalino de Almeida afirmou que foi "uma vitória importante, justa e saborosa, frente a um adversário que se aproximava na tabela classificativa", esperando que a equipa regresse às vitórias nos jogos fora de casa, no próximo domingo em Valongo do Vouga.
Por sua vez o adjunto de Jorge Gabriel mostrou-se resignado. "Foi um bom jogo, mas sofremos um golo contra a corrente de jogo. Chegámos ao empate, mas o Académico foi mais feliz e acabou por vencer. Penso que o empate era mais justo", afirmou David Resende.

Segurança apertada

Foi visível o reforço da segurança dentro de fora do Municipal. Depois dos incidentes da primeira volta e com muitos adeptos da formação visitante, a PSP não facilitou e montou um esquema de segurança eficaz em torno do jogo.Nada ocorreu de anormal, nem dentro nem fora das quatro linhas, onde imperou o fair-play.

Ficha de Jogo:

Ac. Viseu 2
- Manuel Fernandes, Calico, Feliciano, Marcos, João Miguel, Beaud, Álvaro, Barra, Filipe Figueiredo, Eduardo e Zé Bastos
Substituições: Barra por Carlos Santos (58m), João Miguel por Megane (61m) e Zé Bastos por Valério (80m)
Suplentes: Nuno, Lopes, João Miguel e Cabido
Treinador: Idalino de Almeida.

Arouca 1
- Jaime, Fernando, Filipe, Ricardo Correia, Carlos Daniel, Tiago, Steven, Edinho, Hélder Silva, Gil e Toninho
Substituições: Toninho por Nuno Pedro (70m), Gil por Pina (70m) e Filipe por William (75m)
Suplentes: Rui Pedro, Daniel, Capela e Ricardo Costa
Treinador: Jorge Gabriel.

Jogo no Estádio Municipal do Fontelo, em Viseu
Assistência: Cerca de 3000 espectadores
Árbitro: António Nogueira, do CA do Porto
Auxiliares: Diogo Silva e João Vieira
Ao intervalo: 1-1
Marcador: Barra (15m), Hélder Silva (39m) e Bastos (71m)
Acção disciplinar: Cartão amarelo para Steven (11m), Fernando (17 e 89m), Marcos (23m), Filipe (27m), Zé Bastos (48m), Feliciano (78m), Ricardo Correia (89m) e Manuel Fernandes (90m)
Cartão vermelho para Fernando (89m).

José Luís Araújo (DV)

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial