27 janeiro 2008

"Grande reviravolta"

Penalva 2-1 Anadia (2ª Divisão Nacional - Série C)
O encontro entre a equipa da casa e o Anadia, ao contrário do que se poderia pensar, visualizando os lugares que ambas detinham na tabela classificativa, não se apresentava fácil para os penalvenses. Por um lado o Penalva do Castelo não podia perder pontos para ficar, ainda mais perto, dos seis primeiros lugares, o que quer dizer que isso pesava na cabeça dos jogadores. Por seu turno, o Anadia jogava o tudo por tudo para conseguir somar três pontos e, ainda, sonhar com a possibilidade de passar à fase seguinte do “top-six” não para lutar pelo título, já que a equipa não tem, teoricamente, qualquer hipótese de o conseguir mas, essencialmente, para assegurar automaticamente a manutenção.
A partida iniciou-se com a equipa da casa mais balanceada no ataque, mas sem que Marco tivesse tido grande trabalho. Até aos 15 minutos, a verdade é que o Penalva esteve sempre mais com os olhos na baliza adversária. Mas a partir de então foi o Anadia que se mostrou mais perigosa e com remates a causarem grande aflição. Aos 16 minutos, na sequência de um canto, foi Nuno que salvou autenticamente a sua baliza de sofrer o golo. Depois aos 18 minutos, um remate de ressaca de Fausto deu a sensação de ser golo, mas a bola passou a milímetros do poste e no minuto foi Damas que chegou tarde a um cruzamento.
A ansiedade apossava-se dos penalvenses e isso não lhes permitia discernimento para atacar com eficácia. Aos 23 minutos foi Nelson que na sequência de um livre saltou mais alto e cabeceou ao lado do poste, mas muito perto, com Nuno já batido. Galvanizados os visitantes conseguiram tomar conta dos cordelinhos. A reacção dos locais foi um pouco mais emocional do que racional, situação que não ajuda a resolver problemas.

Penalvenses acordaram

Aos 32 minutos, Tiago Sousa lançou Sanussi que em corrida endossou a Paulo Listra que à boca da baliza falhou incrivelmente. Mas foi um lance que acordou os locais que passaram dar melhor conta do recado.
Aos 41 minutos, João Aurélio, na cara de Marco falhou rematando contra o seu adversário e na sequência do canto foi Sanussi que atirou a rasar a barra. Logo a seguir foi Tomé a não acertar na baliza de Marco. Na resposta, Nuno saiu em falso mas o Fábio atirou ao lado

Segunda parte intensa

Grande penalidade a abrir a segunda parte para os visitantes. Carvalhinho deixou que Fausto progredisse e acabou por travar em falta o jogador bairradino, tendo o árbitro assinalado, e bem, a falta para castigo máximo que Fábio transformou no primeiro golo.
É evidente que o Penalva do Castelo reagiu, mas foi aos 68 minutos que por três vezes, Sanussi e depois Tomé, falharam o golo do empate, também porque a bola pareceu recusar-se a entrar na baliza de Marco. O mesmo aconteceu aos 75 minutos, com Tojo a cabecear ao lado com Marco batido.
Mas Tojo tinha avisado e pouco depois num remate do meio da rua, atirou a contar com um grande golo, empatando a partida. Depois numa jogada de grande ímpeto o defesa Ruben meteu a mão à bola e o árbitro assinalou a grande penalidade que Paulo Listra converteu fazendo a cambalhota no marcador.
Até ao final pertenceu ao Penalva do Castelo e já em tempo de descontos, Sanussi tem uma oportunidade de ouro, quando isolado frente a Marco permitiu que este defendesse para canto. Boa arbitragem.

Ficha de Jogo:

P. Castelo 2
- Nuno; Rogério, Tiago Sousa, Sérgio e Carvalhinho; Marco, João Aurélio e Paulo Listra; Ruben, Sanussi e Tomé
Substituições: Tiago Sousa por Gamarra (45’), Ruben por Tojó (54’) e Tomé por Belo (75’)
Suplentes não utilizados: Tó, Coquinho, Vítor Hugo, Leandro e Belo
Treinador: Carlos Agostinho

Anadia 1
- Marco; Roxo, Ruben, Tiago Borges e Fábio; Fausto, Telmo e Nelson; Rui Paulo, Damas e Gilmar Substituições: Tiago Borges por Cerejo (66’), Damas por Luís André (84’).
Suplentes não utilizados: Nuno, Fred, Luís André, Alegre, Hugo Seco e Gilmar
Treinador: Fernando Niza

Jogo no Complexo Desportivo de Sant`Ana, em Penalva do Castelo
Assistência: Cerca de 400 pessoas
Árbitro: Paulo Rodrigues (Braga)
Auxiliares: Nuno Eiras e José Gomes
Resultado ao intervalo: 0-0
Marcadores: Fábio (48’, g. p.), Tojó (79’), Paulo Listra (82’)
Acção disciplinar: Cartão amarelo para Damas (8’), Tiago Sousa (38’), Telmo (42’), Rui Paulo (45’), Carvalhinho (47’), Paulo Listra (53’), Rogério (61’), Ruben (81’), Cerejo (92’)

Silvino Cardoso/Manuel Albuquerque

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial