20 janeiro 2008

"Mais perto do topo"

Ac.Viseu 2-0 Milheiroense (3ª Divisão Nacional - Série C)
Duas "bombas" de Álvaro, uma em cada parte, permitiram ao Académico de Viseu averbar os três pontos ante o Milheiroense, colando-se, a um ponto, à dupla Oliveira do Hospital/Sanjoanense, que lidera a Série C
Mais importante que a vitória foi a exibição. Os academistas quiseram provar à sua massa associativa que os resultados obtidos fora de portas são passado e juntaram a vitória a uma razoável exibição.
Sem atingir o brilhantismo, às vezes ainda há algumas areias na engrenagem, a verdade é que nesta partida os viseenses praticaram um futebol consistente e muito agradável. Os dois golos de Álvaro foram conseguidos de maneira diferente. O primeiro num lance de bola corrida, enquanto o segundo mostrou trabalho de casa. O capitão do Académico foi a figura da partida, não só pelos dois golos, mas também pelo que jogou e lutou na luta do meio campo, onde os viseenses tiveram quase sempre supremacia.
Sem Manuel Fernandes e Negrete, duas pedras fundamentais esta época mas que se encontravam castigados, Idalino de Almeida apostou na entrada de Calico para o lado direito da defesa, colocando Feliciano ao lado de Marcos, mantendo Megane na esquerda. A nova dupla de centrais entendeu-se bem, com Feliciano a mostrar-se confiante e atento às movimentações dos adversários.
No meio campo Beaud foi intransponível, com Eduardo e Cardoso a acompanharem bem o capitão Álvaro no apoio a Filipe Figueiredo e a Zé Bastos. Os dois homens mais adiantados não marcaram, mas participaram activamente nos dois golos. No primeiro Filipe Figueiredo ganhou na esquerda, para Megane preparar o remate de Álvaro, enquanto que Zé Bastos "cavou" a falta de que resultou o segundo golo. Diríamos que cumpriram a missão.
Início de jogo equilibrado

O jogo começou equilibrado, com o Milheiroense a tentar surpreender os academistas, conseguindo mesmo criar a primeira ocasião de perigo.
Todavia, paulatinamente os donos da casa começaram a ganhar a luta de meio campo e à passagem do primeiro quarto de hora Zé Bastos chegou atrasado para o cabeceamento, após passe de Eduardo. No minuto seguindo o avançado academista escapou à vigilância contrária e apareceu isolado, mas Artur evitou o golo. Numa fase de claro ascendente da turma da casa, Álvaro testou a pontaria na marcação de um livre, mas o guarda-redes visitante mostrou-se concentrado.
Com os academistas a empurrarem o adversário para o seu meio terreno, foi sem surpresa que o golo apareceu aos 28 minutos. Filipe Figueiredo ganhou na esquerda, serviu Megane que depois de flectir para o meio, colocou a bola a jeito do pé canhão de Álvaro, com Artur a ver os esférico parar no fundo da sua baliza.
Os academistas poderiam ter ido para o intervalo com um resultado mais dilatado, mas Hugo Miguel Geraldes fez vista grossa a uma grande penalidade cometida sobre Filipe Figueiredo, aos 31 minutos, travado quando ia rematar à baliza, acabando por mostrar o cartão amarelo ao avançado viseense. Aliás este foi o um dos muitos erros do juiz da Guarda. Antes do descanso nota para um empurrão a Zé Bastos na área, quando tentava chegar a bola, que passou em claro.

Segundo golo a abrir a segunda parte

A segunda parte não poderia ter começado melhor. Aos 49 minutos Zé Bastos foi travado na quina direita da área de baliza de Artur. Mostrando trabalho de casa, Cardoso colocou a bola na carreira de tiro para o pé direito de Álvaro fazer o resto. Artur, tal como no primeiro golo, mostrou-se desagradado pela forma como os seus companheiros não cobriram a cabeça de área, de onde surgiu o remate do capitão viseense.
As alterações introduzidas ao intervalo por Carlos Miragaia só surtiram efeito à passagem do primeiro quarto de hora da etapa complementar, altura em que houve algum retraimento dos viseenses. Ainda assim, foi estratégico, pois à parte de um ou outro lapso do sector recuado viseense, Nuno incluído, raramente a turma visitante conseguiu criar situações eminentes de golo. Aliás, os viseenses estiveram mais próximos de ampliar a vantagem , que os visitantes de a reduzir. O trabalho da equipa de arbitragem fica claramente marcado pelos dois lances já citados, mas também pelos muito equívocos que mostrou ao longo de todo o encontro. Nota negativa para o trio que viajou da Guarda.

Ficha de Jogo:

Ac. Viseu 2
- Nuno, Calico, Feliciano, Marcos, Megane, Beaud, Álvaro, Cardoso, Filipe Figueiredo, Eduardo e Zé Bastos
Substituições: Filipe Figueiredo por Carlos Santos (60m), Cardoso por João Miguel (76m) e Zé Bastos por Lopes (88m)
Suplentes não utilizados: Luís Coelho, Zé Teixeira, Barra e Valério.
Treinador: Idalino de Almeida

Milheiroense 0
- Artur, Paulinho II, Charles, Rui Jorge, Paulinho I, Wellington, Rui Pinho, Brandão, Quim Pedro, Alex e Bruno Faria
Substituições: Paulinho I por Machadinho (45m), Alex por Meirim (45m) e Rui Pinho por Bruno (70m)
Suplentes não utilizados: João Ricardo, Vítor Brandão, Rodrigo e Serrão.
Treinador: Carlos Miragaia

Jogo no Estádio Municipal do Fontelo, em Viseu
Assistência: Cerca de 500 espectadores
Árbitro: Hugo Miguel Geraldes, do CA da Guarda
Auxiliares: Norberto Alves e Vítor Manuel Robalo
Ao intervalo: 1-0
Marcador: Álvaro (28 e 49m)
Acção disciplinar: Cartão amarelo para Rui Jorge (12m), Feliciano (20m), Filipe Figueiredo (31m), Eduardo (63m) e Marcos (67m)

José Luís Araújo (DV)

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial