10 janeiro 2008

"Sporting e Lusitano em parceria"

Assinado protocolo de cooperação na área do futebol juvenil


Sílvio Guedes e José Manuel Torcato assinam parceria

A cidade e região de Viseu tem agora um novo e largo motivo de orgulho. Um dos mais históricos clubes da cidade, o Lusitano Futebol Clube, assinou uma parceria inédita em toda a Região Centro com uma das colectividades que, indiscutivelmente, melhor formação proporciona em todo o país, o Sporting Clube de Portugal.
A formação é, a todos os níveis, a fase mais importante na carreira de um atleta. É aí que ele apreende e assimila factores imprescindíveis para que evolua e desenvolva um bom futebol e que o faça chegar aos píncaros da fama, o sonho de qualquer jogador.
Sabendo da importância disso, o Lusitano Futebol Clube tem apostado imenso nas suas camadas jovens. Recentemente foi dotado de uma nova infra-estrutura, o Campo da Quinta da Cruz, e agora conseguiu a assinatura de um protocolo inédito, já que foi com o Sporting Clube de Portugal (Académico de Viseu tem idêntico mas com o Benfica).
O âmbito desta parceria incide, naturalmente, nas camadas jovens do clube viseense, que ficarão bem mais enriquecidas.
Os dirigentes do Lusitano estão bastante orgulhosos com esta colaboração, bem como a Associação de Futebol de Viseu, presente na assinatura do protocolo na pessoa do seu presidente, José Alberto Ferreira.
Ao nosso Jornal, António Loureiro, vice-presidente do clube, demonstrou a sua satisfação pelo projecto ter ido para a frente. “Este é um protocolo que traz bastantes benefícios para o Lusitano e estamos muito contentes por termos conseguido dar ainda maior dinamismo às nossas camadas jovens. O Sporting foi impecável connosco e deixou-nos, não a porta aberta, mas mesmo escancarada para qualquer coisa que seja necessária e que eles nos possam ajudar. Isto é também algo que terá muito impacto uma vez que nós somos o único clube actualmente na Zona Centro a ter um protocolo com o Sporting. Não há ninguém em Aveiro, Coimbra ou Viseu a tê-lo. E tendo em conta que, na minha modesta opinião, o Sporting tem das melhores academias de formação do Mundo, este protocolo é muito prestigiante para o Lusitano”.

Treinos de captação e jogos com o Sporting

É notório que esta parceria trará muitos benefícios para o clube viseense, e o sector da formação ficará bastante enriquecido. Nesse sentido, António Loureiro traçou-nos um resumo dos grandes auxílios deste protocolo. “Com esta parceria haverá muitas novidades no clube. Uma delas passa por, e estou convencido disso, haver uma grande adesão aos treinos de captação. Penso que nessas alturas não virão apenas crianças da cidade mas um pouco de todo o distrito, pois o nome Sporting é sempre mais motivante. Repare que os treinos de captação em Lisboa arrastam milhares e milhares de crianças.
Esperemos que aqui também se note o aumento do número de jovens a praticarem futebol no Lusitano até porque assim não precisam de se deslocar a Lisboa. Outra das mais valias acontece quando, eventualmente, algum jogador aqui da região estiver a treinar na Academia de Alcochete, o Sporting deverá aconselhá-lo a vir para o Lusitano. Os nossos técnicos das camadas jovens terão também uma grande oportunidade que é de obter formação na própria Academia. Será importante para eles caso também queiram seguir em frente esta carreira.

O esforço da ‘maior escola de formação de Viseu’

Os dirigentes do Lusitano aproveitaram ainda para destacar o papel do clube no sector da formação e o facto de, actualmente, serem a maior escola de futebol da cidade. “Nós podemos dizer que não somos os melhores mas para já somos a maior escola de Viseu em termos de número de atletas. Só que até agora estávamos a alimentar um bocado outras equipas da cidade porque não tínhamos determinados argumentos para segurar cá os miúdos mas a partir deste momento já temos um argumento muito bom. Além disso temos a formação completa com a nova equipa dos juniores, já que assim pode haver uma ligação que dantes não existia entre as camadas jovens e os seniores”.
O vice-presidente do Lusitano, António Loureiro

António Loureiro destacou ainda a importância do Campo da Quinta da Cruz para o desenvolvimento da formação. “Sim, esta nova infra-estrutura foi importantíssima. Sem o Campo da Quinta da Cruz não podíamos avançar com a formação que temos porque andávamos aí com a casa às costas e não podíamos desenvolver o trabalho que nos interessava fazer. Foi, de todo, uma obra crucial para o nosso futuro enquanto clube de formação. Aqui o Lusitano tem um grande aliciante para as crianças pois é o único clube que tem as escolinhas de formação a treinar em relva natural”.

Dirigente do Sporting assegura:
“Lusitano trabalha bem na formação”


O director de formação do Sporting, José Manuel Torcato, garantiu ontem ao Diário de Viseu que o clube de Alvalade “escolheu o Lusitano porque sabe que ele trabalha bem na formação dos jovens jogadores. Temos interesse em colaborar com eles uma vez que o Sporting dá prioridade e interessa-se pelos clubes que trabalham e dão primazia ao sector mais nobre do futebol, a formação”.
O dirigente leonino ressalvou ainda a importância desta parceria para o Sporting. “Em termos de cooperação será bom também para nós pois teremos prioridade nalguns bons jogadores que possam aparecer no Lusitano. Digamos que teremos mais fácil acesso à informação desportiva da região. Para o Lusitano o protocolo será, pensamos nós, bastante vantajoso. Os seus técnicos terão formação aqui na nossa Academia e levaremos a cabo, dentro do nosso plano de formação, algumas acções de captação de talentos em Viseu”.
Questionado sobre a possibilidade do Sporting estar já ‘em cima’ de um ou outro jogador viseense, José Manuel Torcato foi claro: “de momento penso que não, mas estaremos com certeza atentos ao trabalho desenvolvido pelo Lusitano e caso algum atleta nos interesse o protocolo prevê que teremos prioridade nos contactos com ele e, naturalmente, com os encarregados de educação”.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial