11 abril 2008

"Antevisão 3ª Nacional"

Académico não desiste de lutar
Não está fácil a vida do Académico de Viseu na fase de subida à 2ª Nacional mas a verdade é que os academistas dependem apenas de si próprios e não desistiram ainda do objectivo que os move nesta altura da época: a subida de divisão.
A derrota em casa, frente ao União de Lamas, não foi fácil de ‘digerir’ mas os jogadores estão concentrados para pensar “jogo-a-jogo”. Quem o garante é o treinador academista, Idalino de Almeida, confiante nas capacidades da equipa para se sagrar campeã.

“Todos são candidatos mas nós queremos subir”

O técnico principal do Académico adivinha tempos difíceis mas mantém optimismo no concretizar do ‘2º’ objectivo da temporada. “Nós temos de pensar jogo-a-jogo, final-a-final, e não realizar projectos a longo prazo. Todos os jogos são finais, já a do último domingo era, mas acabámos por perder apesar de termos feito uma primeira meia-hora de grande nível. A sorte também não nos acompanhou mas vamos esquecer isso e concentrar forças para o jogo em Vale de Cambra, onde temos de ganhar. Eles têm tanto valor como nós e no futebol há muitas factores que contam para se vencer uma partida”. Precisamente sobre esses factores, Idalino de Almeida adianta que “já no domingo passado tivemos alguns desses factores a funcionar. Nomeadamente na expulsão de dois jogadores fulcrais na equipa do Académico [Megane e Zé Bastos]. É que temos de ver que estamos a jogar contra cinco equipas da AF Aveiro, e que elas estão unidas, mas vamos fazer de tudo para contrariar isso. Agora, é preciso não esquecer também que continuamos a treinar apenas uma vez por semana no relvado do Fontelo [devido à presença da Selecção em Maio] e que nessa altura o jogo em casa frente ao Milheiroense não deverá ser aí”. Condicionantes para a difícil tarefa que o Académico de Viseu tem pela frente.
Quanto aos indisponíveis, para além de Megane e Zé Bastos (a cumprirem castigo federativo), Calico não deverá recuperar da gripe que o assola pelo que será baixa no jogo frente ao Valecambrense.

“Conscientes das responsabilidades”

Na sub-série C1, o Tondela teve um início muito positivo (de resto, foi a única equipa da AF Viseu nos Nacionais a vencer o seu jogo) ao golear o Valonguense por 3-0 e assim ascender à liderança, beneficiando do ‘tropeção’ da equipa de Oliveira do Hospital em casa com o São João de Ver. Um triunfo dos tondelenses muito moralizador, tal como ‘subscreveu’ o seu treinador, João Bento. “Foi uma vitória de extrema importância porque para além de moralizar a equipa é um triunfo constructivo para o resto do campeonato”.

A próxima paragem dos tondelenses é em casa do actual segundo classificado, o S. João de Ver, e João Bento quer vencer para se aproximar do objectivo. “Sabemos que é um jogo que nos pode colocar, em caso de vitória, numa situação muito favorável mas sabemos também da qualidade deles e da aposta que estão a fazer para chegarem à manutenção. Estiveram quase condenados na primeira fase mas agora são uma equipa diferente. Temos de ter algumas cautelas mas os meus jogadores estão moralizados e sobretudo conscientes das suas responsabilidades”.
O que não tem sido fácil para o Tondela ao longo da época é o problema das lesões. À já longa lista de lesionados juntou-se agora Ivo, que sofreu uma entorse na semana passada, e que não deverá ser opção para João Bento até final da época. O mesmo acontece com Almiro, Bruno Almeida, Tchocamar, Espanhol e Carlos Miguel.

“Também temos direito a ser felizes”

O Social de Lamas não tem tido uma época fácil, sobretudo porque nos momentos chave tem faltado, aliada à falta de finalização, muita sorte. O treinador Zé Tó sente os jogadores empenhados e como tal mantém boas expectativas para os próximos e decisivos cinco encontros. “A sorte, de facto, continua a não estar connosco e temos sido muito perdulários na hora de finalizar. O jogo com o Ginásio Figueirense foi completamente dominado por nós e ao intervalo podíamos já ter tudo resolvido mas perto do fim eles deram a volta com golos esquisitos.

No primeiro houve uma falha de comunicação do meu defesa com o guarda-redes precedida de um fora-de-jogo que não existe assinalado ao meu avançado, e no segundo uma confusão na área que acabou por dar em golo. Mas eles nada fizeram para merecer isso e foi um dia infeliz da nossa parte. Agora, nós também temos direito a ser felizes e vamos sê-lo”.
O conjunto de Castro Daire tem agora três partidas consecutivas em casa, uma excelente oportunidade para o Social de Lamas dar a volta por cima e regressar à liderança. Zé Tó sabe da importância desses jogos e não pensa em mais nada que não seja “vencer” ao Tocha já no domingo, até porque depois se segue a recepção ao Dragões Sandinenses. Uma partida onde os avançados castrenses poderão “afinar a pontaria”.
Hugo e Meireles, lesionados, são os únicos indisponíveis para o jogo de domingo.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial