07 abril 2008

"Que sirva de lição à... humildade"

Ac. Viseu 1-2 U. Lamas (3ª Div. Nacional Fase de Subida)
O Académico deu um passo atrás na luta pela subida à 2ª Divisão Nacional ao perder na jornada de abertura desta fase final. Depois de há 15 dias ter "despachado" o União de Lamas por um conclusivo 4-2, ontem à tarde bem se pode dizer que a turma de Santa Maria de lamas serviu a "vingança" em prato… quente, tendo em conta a temperatura que se verificava no Municipal do Fontelo.
Os academistas até começarem bem o encontro, mostrando um futebol escorreito, com boas triangulações e obrigando o adversário a andar atrás a bola. Sem surpresa, e materializando o seu ascendente, os viseenses colocaram-se em vantagem aos 14 minutos, com Negrete a aparecer ao segundo poste a empurrar a bola para o fundo da baliza, após uma excelente jogada de Filipe Figueiredo pela esquerda.
A vantagem fez mal à turma de Idalino de Almeida, que terá pensado que o jogo eram favas contadas. Ainda assim, aos 17 minutos, Zé Bastos poderia ter ampliado a vantagem, mas o desvio de cabeça, a cruzamento de Marcos, saiu ao lado da baliza.
Aos poucos a equipa de Terras da Feira foi equilibrando a contenda e começou a aparecer com mais perigo no meio terreno academista. Fred aos 18 minutos testou a atenção de Manuel Fernandes, que à passagem da meia hora viu o poste devolver um remate cruzado de Káká, após uma grande jogada deste pelo lado esquerdo.
No último quarto de hora da etapa inicial a partida estava equilibrada, com os viseenses a não conseguirem supremacia no meio campo. Por sua vez a turma de Luís Pinto aparecia cada vez com mais perigo perto da área de Manuel Fernandes, que nos minutos finais do primeiro tempo teve que se aplicar para evitar males maiores para a sua baliza.
Distracções fatais no segundo tempo

O início do segundo tempo não trouxe nada de novo. A turma visitante mostrou-se mais equipa, a trocar melhor a bola, perante um Académico que não mostrou a solidez dos primeiros 20 minutos de jogo, mas, pior ainda, começou a complicar a sua própria tarefa.
Aos 60 minutos a turma visitante chegou à igualdade, num lance em que Tiago Guimarães aparece sozinho na área a desviar a bola para a baliza, perante um desamparado Manuel Fernandes.
O golo marcou a turma viseense, que começou a denotar algum nervosismo, com Megane, quatro minutos depois, a reclamar um decisão do árbitro, a ver o cartão amarelo e, inexplicavelmente, continuou a reclamar, vendo o segundo cartão amarelo e a consequente expulsão.
Se a tarefa já não se mostrava fácil pior ficou, com a desarticulação da equipa viseense cada vez mais visível, perante um adversário organizado e com duas unidades bastante rápidas na frente. O golpe de misericórdia na formação de Idalino de Almeida chegou aos 74 minutos, com Fábio a cruzar da esquerda para Jonathan a aparecer na pequena área, sem marcação, a atirar para o golo.
Idalino de Almeida jogou o tudo por tudo, colocando Alex no eixo do ataque, ao lado de Zé Bastos. A aposta não resultou, até porque já faltava inspiração e frescura física para desmontar a teia montada por Luís Pinto. Como se tal já não bastasse, Zé Bastos complicou ainda mais as contas de Idalino de Almeida para o próximo domingo em Vale de Cambra, numa entrada às pernas do adversário que lhe valeu o segundo cartão amarelo e a consequente ausência no próximo encontro, diríamos, decisivo para as aspirações viseenses.
O trabalho do trio de arbitragem do Porto foi irregular, nomeadamente no fora de jogo, onde cometeu alguns erros de julgamento.

Reacções:

Idalino de Almeida (Treinador do Académico de Viseu)

Estávamos avisados, e trabalhámos durante a semana, que este iria ser um jogo muito difícil. Defrontámos um adversário que joga bom futebol e que ficou a conhecer a minha equipa. Fizemos 30 minutos muito bons, com uma exibição convincente, mas depois as coisas mudaram, em especial no segundo tempo. Cometemos erros de indisciplina que não podem acontecer em jogadores experientes. Temos que recuperar os pontos perdidos nos próximos jogos.

Luís Pinto (Treinador do União de Lamas)

Entrámos mal no jogo e acabámos por sofrer o golo, que acabou, talvez, por fazer bem à minha equipa. Os jogadores desinibiram-se e o golo contra serviu de incentivo. A partir daí, sem dominarmos o jogo, penso que o controlámos e na primeira parte poderíamos ter chegado ao empate.
Ao intervalo disse aos jogadores que poderíamos ganhar o jogo, só teríamos que ter paciência. No segundo tempo fizemos uma boa exibição e penso que merecemos a vitória.

Presidente mantém aposta na subida

Apesar da derrota, António Albino mantém a aposta na subida de divisão. “Foi com esse objectivo que preparámos esta época”, afirmou o presidente do Académico de Viseu ao nosso jornal. O líder academista acredita que a equipa vai recuperar os pontos perdidos nos próximos jogos.

Jogadores desmentem notícias

Durante a semana surgiram notícias de que jogadores do Académico já teriam assinado por outras equipas, facto que fizeram questão de desmentir. Manuel Fernandes afirmou mesmo que quer estar na próxima época no Académico para disputar a 2ª Divisão Nacional.

Ficha de Jogo:

Ac. Viseu 1
- Manuel Fernandes, Calico, Marcos, Negrete, Megane, Beaud, Álvaro, Eduardo, Cardoso, Filipe Figueiredo e Zé Bastos
Substituições: Cardoso por João Miguel (67m), Álvaro por Carlos Santos (75m) e Filipe Figueiredo por Alex (82m)
Suplentes não utilizados: Nuno, Feliciano, Lopes e Sani
Treinador: Idalino de Almeida

U. Lamas 2
- Saul, Daniel, Fábio, António, Ivo, Jonathan, Filipe, André, Fred, Tiago Fernandes e Kaká
Substituições: André por Rafael (64m), Jonathan por Tiago Fernandes (81m) e Kaká por Zé Paulo (92m)
Suplentes não utilizados: Zé Miguel, Sousa, Baloma e Toninho
Treinador: Luís Pinto

Jogo no Estádio Municipal do Fontelo, em Viseu
Assistência: Cerca de 2500 espectadores
Árbitro: Sérgio Pereira, do CA do Porto
Auxiliares: José Rocha e José Ribeiro
Ao intervalo: 1-0
Marcadores: Negrete (14m), Tiago Guimarães (60m) e Jonathan (74m)
Acção disciplinar: Cartão amarelo para Fábio (55m), Megane (64 e 65m), Filipe (75m) e Zé Bastos (82 e 90m)
Cartão vermelho para Megane (65m) e Zé Bastos (90m)

José Luís Araújo (DV)

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial