14 abril 2008

"Vitória sofrida"

Valecambrense 1-2 Ac.Viseu (3ª Divisão Nacional - Fase de Subida)
O Académico de Viseu foi a Vale de Cambra obter a primeira vitória da Fase Final do Campeonato. Concentração, solidez defensiva e muito trabalho são os adjectivos que encontramos para classificar a exibição da formação orientada por Idalino de Almeida, frente a um adversário que não mostrou argumentos para desmontar o esquema táctico engendrado pelo treinador academista.
Idalino de Almeida apostou no reforço do meio campo, tendo em conta que não podia contar com Megane e Zé Bastos. Deste modo, Filipe Figueiredo foi a unidade mais adiantada e deu muito que fazer à defesa contrária com as deambulações que fez em toda a frente de ataque.
Com João Miguel em bom plano, com o irrepreensível apoio de Valério, com Marcos e Negrete a não darem grande espaço de manobra e Calico seguro no lado direito, a linha média teve muito que fazer, com Beaud a sair cedo do jogo, com um rotura. Álvaro, Cardoso e Eduardo foram unidades em alta rotação, que contaram com um gigante chamado Calico, que voltou a ocupar um lugar á frente da defesa, depois de Beaud ter dado o seu lugar a Feliciano, que se posicionou no lado direito da defesa, aos 36 minutos.
O jogo começou equilibrado, mas desde logo mostrou uma Académico a desdobrar-se bem nas transições ofensivas. Só que, progressivamente, a turma da casa foi ganhando algum ascendente e aos 13 minutos beneficiou de um livre perigo, do qual nada resultou.
Só que três minutos depois, o juiz transmontano assinalou uma falta na meia lua a castigar uma falta de Marcos sobre Marcão, que, sinceramente, não nos pareceu ter existido, pois o defesa academista apenas tentou impedir que o avançado local tivesse caminho livre, com este a cair em cima do central viseense. Marquinhos, de forma irrepreensível, inaugurou o marcador, batendo a bola ao ângulo superior direito da baliza de Manuel Fernandes.
Da pronta reacções os visitantes chegou o golo do empate, com João Miguel a entrar pela meia esquerda, a trocar com Eduardo e à saída de Rui Miguel desviou-lhe a bola para a baliza, com António Pedro a confirmar o golo, não conseguindo evitar que a bola ultrapassasse a linha final.
O golo marcou a turma da casa, facto que os academistas aproveitaram. Nos últimos 15 minutos do primeiro tempo houve mais Académico, que chegou ao golo aos 40 minutos, numa jogada que começou em Manuel Fernandes, passou por Álvaro, que lançou Eduardo que fez um grande trabalho no lado direito, depois de passar por três adversário fez um cruzamento que apanhou Valério ao segundo poste a empurrar para a baliza, depois de Filipe Figueiredo ter feito o túnel.
A turma da casa regressou do intervalo apostada em dar a volta ao resultado e Manuel Fernandes teve que mostrar quanto vale, a remates perigosos de Rogério e Charuto. Só que aos 7 minutos, Eduardo, a passe de Filipe Figueiredo, poderia ter feito o terceiro, mas Rui Miguel fez uma bela defesa.
Aos poucos, porem, o jogo ficou equilibrado, mas aos 65 minutos o juiz transmontano decidiu reduzir a formação viseense a 10 unidades, com Sani, que tinha entrada seis minutos antes, a ver o cartão vermelho, após ter feito falta sobre um adversário que ia para a baliza. Pareceu-nos forçada a expulsão, pois se é verdade que houve falta, é verdade também que havia mais jogadores academistas por perto e mais próximos da baliza.
Reduzida a 10 unidades a formação academista uniu esforços e a verdade é que apesar de dominar territorialmente, a formação de Rui Correia sentiu imensas dificuldades em encontrar espaço para atirar á baliza de Manuel Fernandes. Só nos instantes finais do encontro, é que Marcão encontrou espaço para atirar para o golo, mas Marcos estava no sítio certo e evitou o empate.
Em resumo diríamos que a vitória sorriu à equipa que mais trabalhou, que soube sofrer e que sou aproveitar as oportunidades de que dispôs.
A arbitragem do juiz transmontano deixou muito a desejar, mostrando uma dualidade de critérios difícil de entender e mesmo de aceitar.

Idalino de Almeida e António Albino indignados

Idalino de Almeida era um treinador agastado no final do encontro. Mostrou-se satisfeito com a exibição da equipa, que "soube sofrer", mas admitiu que o Académico "julgou contra 15", acusando a Associação de Futebol de Viseu de se "preocupar mais com a Selecção Nacional que com um seu filiado".
Também o presidente António Albino se mostrou desagradado com a arbitragem e com o tratamento que o clube tem merecido por parte da AF Viseu, lamentando que o Académico tenha que jogar fora do Fontelo, numa fase crucial do Campeonato.Por sua vez Rui Correia era um homem resignado no final do encontro, lamentando os erros que a sua equina cometeu e que foram aproveitados pelo adversário.

Ficha de Jogo:

Valecambrense 1
- Rui Miguel, Peixe, António Pedro, Américo, Marquitos, Charuto, Hélder Mendes, Hélder Almeida, Rui Pedro, Marcão e Tó
Substituições: Hélder Almeida por Garcês (45m), Rui Pedro por Nuno Pedro (45m) e Marquitos por Rogério (60m)
Suplentes não utilizados: Bairrada, Carlitos, Leo e Edu
Treinador: Rui Correia

Ac. Viseu 2
- Manuel Fernandes, Calico, Marcos, Negrete, João Miguel, Beaud, Álvaro, Cardoso, Eduardo, Filipe Figueiredo e Valério
Substituições: Beaud por Feliciano (36m), Álvaro por Sani (59m) e Cardoso por Barra (89m)
Suplentes não utilizados: Nuno Ferreira, Lopes e Alex
Treinador: Idalino de Almeida

Jogo no Estádio Municipal das Dairas, em Vale de Cambra
Assistência: Cerca de 1500 espectadores
Árbitro: Rui Miguel Santos, do CA de Bragança
Auxiliares: Márcio Roque e Hugo Bragança
Ao intervalo: 2-1
Marcadores: Marquitos (17m), António Pedro (21m, pb) e Valério (40m)
Acção disciplinar: Cartão amarelo para Álvaro (53m), Valério (57m), Peixe (63m), Américo (84m), Manuel Fernandes (89m) e Negrete (90m). Cartão vermelho para Sani (65m)

José Luís Araújo (DV)

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial